Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > Campus Hidrolândia promove o VIII FACCHI (Festival de Arte e Cultura)

Campus Hidrolândia promove o VIII FACCHI (Festival de Arte e Cultura)

Publicado: Sábado, 01 de Junho de 2024, 13h29 | Última atualização em Sábado, 08 de Junho de 2024, 08h34 | Acessos: 66

A edição 2024 do Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal Goiano Campus Hidrolândia, evento promovido pelo Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (NAIF – Local), ocorreu no dia 29 de maio.

O evento deu destaque às expressões artísticas e culturais da comunidade do Campus Hidrolândia. A cada nova edição, o FACCHI procura promover ainda mais as manifestações envolvendo múltiplas dimensões artísticas e culturais da comunidade local. Foi um palco aberto à cultura em seu sentido mais abrangente, no qual, alunos, professores e servidores se juntaram para expressar as suas artes e promover integração e distração entre os espectadores.

Com a apresentação realizada pelas alunas Bianca Gonçalves e Marissa Mancini, o Festival de Arte e Cultura foi um evento marcado por muita emoção, criatividade e pluralidade cultural onde os destaques foram as expressões artísticas por meio da música, dança, poemas e artes plásticas manifestadas tanto por alunos como docentes e servidores do Campus Hidrolândia.

Segundo Cauã Gustavo, aluno do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas que assistiu ao FACCHI pela primeira vez, “o evento é incrível e importantíssimo, toda instituição de ensino deveria ter algo assim”. Para a aluna Marissa Mancini, do Curso Técnico em Agropecuária, que além de manifestar os seus dons artísticos por meio de um número de dança, foi uma das apresentadoras do FACCHI, “eventos desse tipo são muito importantes para mim, eles proporcionam momentos de inspiração, aprendizado e conexão com outras pessoas que também valorizam a criatividade. Com a arte e a cultura, podemos ampliar nossa visão de mundo, exercitar nossa empatia e compreender diferentes perspectivas.  Espero que mais e mais pessoas tenham a oportunidade de participar de eventos assim e se encantarem com a beleza de tudo isso! Como apresentadora, além da satisfação, sinto-me muito empolgada em ver o quão feliz os participantes ficam ao serem chamados e no fim serem aplaudidos. Como participante de dança do FACCHI, sinto um grande alívio em poder me movimentar sem medo em um evento tão acolhedor! Participar desse projeto, é para mim, um meio de explorar as artes como se estivesse em casa”.

Enquanto discente envolvida na organização do evento, a aluna Bianca Gomes Gonçalves, do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, define-o com uma palavra: “extraordinário”. Segundo ela, “participar desse projeto tão significativo, envolvendo arte e cultura – que, para mim, são assuntos admiráveis –, é uma honra. Ainda mais enquanto apresentadora, podendo mediar o contato dos artistas do Campus com o palco, e acompanhando tudo de perto, torna-se uma experiência inesquecível à qual sempre me recordarei com muita estima. Na minha opinião, um projeto como este, estendendo a arte e a cultura aos ambientes de escolarização, abrindo espaço para as diversas formas de expressão artística, é o que a comunidade precisa para engrandecer a sua criatividade”.

Para o organizador do evento, o Professor Rogério Chaves, “o Festival de Arte e Cultura do Campus Hidrolândia, nosso FACCHI, mais uma vez, foi sensacional. O evento sempre demonstra uma capacidade formidável de integrar a comunidade do Campus, de promover os talentos artísticos de nossa unidade e de valorizar as diversas formas de expressão cultural. O Festival, que está na 8ª edição, já é um evento sedimentado no Campus e nossa expectativa é que ele cresça ainda mais nos próximos anos acompanhando a própria expansão de nossa unidade”.

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do Campus Hidrolândia