Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Hidrolândia > IFGoiano Campus Hidrolândia realiza projeto “Tecnologias de produção, manejo e conservação de jabuticabeira”
Início do conteúdo da página

IFGoiano Campus Hidrolândia realiza projeto “Tecnologias de produção, manejo e conservação de jabuticabeira”

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 20h15 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 04h37 | Acessos: 262

O objetivo do projeto foi conhecer melhor a realidade, a produção e as tecnologias agrícolas utilizadas pelos produtores de jabuticabeiras, assim como realizar coletas de solo e tecidos vegetais nos pomares.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano – Campus Hidrolândia, IF Goiano – Campus Morrinhos e IF Goiano – Campus Urutaí) em parceria com a Emater-GO, com a Universidade Estadual de Goiás (UEG – Campus Palmeiras de Goiás), com a UTFPR (Campus Pato Branco e Campus Dois Vizinhos), com a Prefeitura Municipal de Hidrolândia (Secretarias da Agricultura e Turismo) e com a ASPROJADE (Associação dos Produtores de Jabuticaba e seus Derivados de Hidrolândia) está conduzindo ações no projeto intitulado “Tecnologias de produção, manejo e conservação de jabuticabeira”; proposta que se trata da sequência da primeira etapa do projeto da “Cadeia Produtiva da Jabuticaba”.

Nesse sentido, como etapa preliminar ao III Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira no Município de Hidrolândia-GO, no dia 17/06/2024, foram realizadas visitas técnicas a 5 propriedades, localizadas no Distrito de Nova Fátima e na Região do São Germano, que possuem pomares e produzem jabuticaba para fins de turismo e comercialização em Hidrolândia. O objetivo desta ação foi conhecer melhor a realidade, a produção e as tecnologias agrícolas utilizadas pelos produtores, bem como realizar coletas de solo e tecidos vegetais nos pomares, de plantas sadias e plantas que estão apresentando um sintoma de “morte” – complexo fitossanitário e nutricional nas plantas – que vem ocorrendo nos pomares de jabuticaba, que está exigindo dos produtores um maior monitoramento das plantas e replantio de mudas de jabuticaba, em detrimento deste problema.

Após a coleta desses materiais e análises nos laboratórios das instituições partícipes, atrelado às observações da equipe e relatos dos produtores, foi elaborado um compilado descritivo das ocorrências de fungos, fitonematoides, fenologia das plantas, análises físico-químicas de amostras de solo e dados meteorológicos regionais para entrega aos produtores que receberam a visita técnica da comitiva de especialistas.

Assessoria de Comunicação Campus Hidrolândia

Dentre os apontamentos técnicos, a equipe de pesquisadores formulou hipóteses para melhor compreensão do sintoma da morte das plantas de jabuticabeira, sugerindo que o elevado estresse hídrico das plantas (potencial ocorrência de cavitação vascular), atrelado ao manejo nutricional insuficiente das plantas poderia estar provocando a ocorrência de insetos pragas e alguns fungos fitopatogênicos.

A equipe da Emater – GO, juntamente com o IF Goiano – Campus Hidrolândia, revisitou as propriedades partícipes do estudo preliminar no dia 23/09/2024 e realizou a entrega dos resultados para os produtores.

As pesquisas continuam em desenvolvimento pela busca de repostas e levantamento de informações técnico-científicas, que contribuam para a sustentabilidade da produção de jabuticaba no Município de Hidrolândia – GO.

Assessoria de Comunicação Campus Hidrolândia

Fim do conteúdo da página