Matriz Curricular - Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial
Trata-se de um Curso Superior de Tecnologia, ou seja, um curso destinado a alunos oriundos do Ensino Médio ou equivalente. O curso está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico, consubstanciadas na legislação atinente.
Ao concluir o curso, com todas as exigências previstas em seu Projeto, o aluno receberá a habitação de “Tecnólogo em Gestão Comercial”.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem como objetivo geral: proporcionar aos alunos competências necessárias para atuação na gestão e nas operações do comércio e seus segmentos de forma que possam contribuir para melhoria dos resultados organizacionais.
Matriz Curricular
1º SEMESTRE |
||||
DISCIPLINAS |
CHS |
CHSE |
CHSE- HR |
|
Ética, Cidadania e Sustentabilidade |
2 |
37 |
34 |
|
Fundamentos de Administração |
4 |
74 |
68 |
|
Fundamentos de Economia |
4 |
74 |
68 |
|
Fundamentos de Marketing |
4 |
74 |
68 |
|
Metodologia e Técnicas de Pesquisa |
2 |
37 |
34 |
|
Optativa I |
2 |
37 |
34 |
|
Total de aulas / Semanal / Semestral |
18 |
333 |
306 |
|
2º SEMESTRE |
||||
DISCIPLINAS |
CHS |
CHSE |
CHSE- HR |
|
Comunicação Empresarial |
2 |
37 |
34 |
|
Fundamentos de Contabilidade |
4 |
74 |
68 |
|
Gestão de Pessoas |
4 |
74 |
68 |
|
Inglês Instrumental |
2 |
37 |
34 |
|
Matemática Aplicada a Negócios |
4 |
74 |
68 |
|
Optativa II |
2 |
37 |
34 |
|
Total de aulas / Semanal / Semestral |
18 |
333 |
306 |
|
3º SEMESTRE |
||||
DISCIPLINAS |
CHS |
CHSE |
CHSE- HR |
|
Administração Financeira |
4 |
74 |
68 |
|
Administração de Materiais e Logística |
4 |
74 |
68 |
|
Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado |
4 |
74 |
68 |
|
E-commerce |
2 |
37 |
34 |
|
Tecnologias de Apoio à Gestão Comercial |
4 |
74 |
68 |
|
Total de aulas / Semanal / Semestral |
18 |
333 |
306 |
|
4º SEMESTRE |
||||
DISCIPLINAS |
CHS |
CHSE |
CHSE- HR |
|
Criatividade e Inovação |
2 |
37 |
34 |
|
Custos e Formação de Preços |
4 |
74 |
68 |
|
Gestão de Serviços e Qualidade |
4 |
74 |
68 |
|
Gestão Operacional de Lojas |
4 |
74 |
68 |
|
Planejamento e Gestão Estratégica |
4 |
74 |
68 |
|
Total de aulas / Semanal / Semestral |
18 |
333 |
306 |
|
5º Semestre |
||||
DISCIPLINAS |
CHS |
CHSE |
CHSE- HR |
|
Atendimento, Negociação e Vendas |
4 |
74 |
68 |
|
Código do Consumidor |
2 |
37 |
34 |
|
Desenvolvimento Pessoal e Profissional |
2 |
37 |
34 |
|
Empreendedorismo |
4 |
74 |
68 |
|
Liderança e Gestão de Equipes |
2 |
37 |
34 |
|
Orçamento Empresarial |
4 |
74 |
68 |
|
Total de aulas / Semanal / Semestral |
18 |
333 |
306 |
|
Total de Horas Semestrais do Curso |
1665 |
|||
Atividades Extensionistas (Complementares) |
75 |
|||
Trabalho de Curso (TC) |
75 |
|||
Total de Horas do Curso |
1815 |
(*): CHS – Carga Horária Semanal (aulas); CHSE – Carga Horária Semestral (aulas); CHSE-HR – Carga Horária Semestral em Horas de 55 minutos.
Optativas I – Libras e Matemática Básica |
Optativas II – Informática Aplicada e Português Instrumental |
PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO
De forma geral, o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do IF Goiano – Campus Avançado Ipameri, com base no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia (MEC/SETEC/2010), deverá ser capaz de:
Atuar no contexto socioeconômico e político do país;
Analisar e implantar unidade ou redes de negócios, recrutar e selecionar pessoas, montar e liderar equipes, armazenar e distribuir produtos e prestar serviços;
Ser um profissional e cidadão comprometido com os interesses e desafios da sociedade contemporânea e capaz de acompanhar a evolução científica e tecnológica da sua área de atuação, mantendo adequado padrão de ética profissional, conduta moral e respeito ao ser humano.
Redes Sociais