Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Projeto de Extensão do Campus Morrinhos realiza entrega de mudas nativas

Projeto de Extensão do Campus Morrinhos realiza entrega de mudas nativas

Publicado: Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 21h32 | Última atualização em Segunda, 18 de Fevereiro de 2019, 14h47 | Acessos: 715

Distribuição foi feita entre produtores do Assentamento Tijunqueiro.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos recebeu na tarde desta terça-feira, 12, um grupo de pequenos produtores do Assentamento Tijunqueiro, localizado nos arredores da instituição. O motivo da visita foi a distribuição de mudas do Projeto de Extensão “Produção e Plantio de Mudas de Espécies do Cerrado para Fins de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas no Assentamento Tijunqueiro”.

A programação teve início no auditório da biblioteca, onde aconteceu uma breve apresentação do projeto por parte do estudante do curso de bacharelado em Agronomia, João Paulo de Jesus Alves, e do docente Leonardo Batista Pedroso. Ambos são os idealizadores e executores do Projeto de Extensão.

O aluno João Paulo destacou a finalidade do projeto, que teve na produção de mudas nativas a ferramenta para contribuir de forma prática com a conscientização ambiental nas propriedades atendidas. “O plantio de árvores é a melhor técnica que temos para restabelecer o equilíbrio do ecossistema que tínhamos anteriormente. É um trabalho que fazemos agora pensando no futuro”, afirmou.

De acordo com o discente, as mudas vieram de sementes coletadas em Morrinhos e em cidades próximas. Ao todo, aproximadamente 1.700 mudas foram produzidas e abrangem espécies como: angico, cajuzinho-do-cerrado, flamboyant, ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-roxo, jacarandá, jatobá e mangaba.

O professor Leonardo Pedroso ressaltou a importância do projeto e deixou algumas orientações de manejo para o bom desenvolvimento das plantas. “Além da função ambiental, o projeto também desempenha um papel social muito importante, pois leva às pessoas informações pautadas na educação ambiental. Esse retorno para a sociedade é fundamental”, declarou o professor, que reforçou a necessidade de contar com o conhecimento dos produtores para plantar, incentivando o aprimoramento das técnicas de plantio e a difusão da conscientização ambiental.

A gerente de Extensão, Marcia Guimarães, e o Diretor-Geral, Gilberto Silvério da Silva, participaram do momento de recepção dos produtores e agradeceram a todos pela parceria na realização do projeto. “É um desafio social muito grande e que tem que partir da educação”, completou o Diretor-Geral.

Em seguida, os produtores se deslocaram até o local das mudas e puderam escolher a qualidade e quantidade de cada espécie que gostariam de ter nas suas propriedades. A Eunice Rosa Amador, por exemplo, fez questão de levar uma diversidade de mudas para incrementar o que já tem. “Estou levando de tudo um pouquinho”, disse satisfeita.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos