Campus Morrinhos realiza lançamento do Núcleo de Tecnologia e Treinamento em Produção de Flores e Plantas Ornamentais
Evento ocorreu no dia 25 de março.
O Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos realizou na última segunda-feira, 25, o lançamento do Núcleo de Tecnologia e Treinamento em Produção de Flores e Plantas Ornamentais (NTF). O evento reuniu no auditório da biblioteca alunos, servidores, produtores, profissionais da área e várias autoridades e lideranças políticas.
A programação começou com uma apresentação musical da aluna e servidora Mariana Assunção da Silva. Em seguida, o diretor-geral do campus, Gilberto Silvério da Silva, deu início aos discursos dos componentes da mesa diretiva da solenidade.
Após cumprimentar os presentes, o diretor-geral ressaltou a importância do apoio político na história de criação e na consolidação do campus. Importância essa que se estende inclusive à ocasião de lançamento do NTF. Neste sentido, destacou a deputada federal Flávia Morais, que destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para a etapa inicial do projeto, concretizando um sonho dela e da instituição, mencionando aqui também o sonho, a experiência e o conhecimento da professora Miriam Fumiko Fujinawa, que está à frente da coordenação desse novo projeto.
“Nós recebemos no ano passado uma visita da deputada Flávia Morais e na oportunidade ela falou sobre o seu interesse na produção de flores. Então hoje é um momento que muito nos orgulha. É um sonho em conjunto e um compromisso institucional do Campus Morrinhos formar pessoas capacitadas neste segmento para se inserirem com sucesso no universo do trabalho, promovendo o desenvolvimento regional", declarou o diretor-geral.
Também integraram a tribuna de honra, o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida; a professora e coordenadora do NTF, Miriam Fumiko Fujinawa; o prefeito de Morrinhos, Rogério Carlos Troncoso Chaves; a deputada federal Flávia Morais; o senador Luiz do Carmo; os ex-governadores do estado de Goiás, Helenês Cândido e Naphtali Alves de Souza; o diretor-geral da Assembleia Legislativa de Goiás, Wesley Borges; e a coordenadora regional de Educação, Walkyria Helena Romano Campos Castro.
Em sua fala, a deputada federal Flávia Morais enfatizou a representatividade do Instituto Federal Goiano na oferta de ensino público, gratuito e de qualidade. “O nosso investimento é uma forma clara de demonstrar a nossa confiança nos trabalhos da equipe do Campus Morrinhos. Implantar esse Núcleo será muito importante e hoje nós estamos vivendo aqui um grande marco nessa área que vai trazer muitos resultados positivos para Goiás. Estou imensamente entusiasmada e com certeza vai ser a menina dos meus olhos, que nós vamos acompanhar de perto”, disse em tom de otimismo.
A professora Miriam Fumiko Fujinawa deu continuidade ao evento após os discursos das autoridades com uma apresentação sobre o Núcleo de Tecnologia e Treinamento em Produção de Flores e Plantas Ornamentais (NTF) e contou sobre a sua proximidade com esse ramo. “Sou descendente de japoneses, filha de produtores rurais. Meus pais produziam flores e desde pequena acompanhei e tenho interesse em flores e plantas ornamentais. E hoje lançamos o NTF com muito satisfação, motivados pela proposta que foi de imediato abraçada pela deputada Flávia Morais”, explicou.
Em relação ao Núcleo, a professora adiantou que a ideia é “ter no campus estruturas que possam servir de modelo para os produtores de diferentes níveis tecnológicos e financeiros, desde um viveiro até uma estufa totalmente climatizada. Além disso, será montada uma área para cursos e treinamentos e alocação de máquinas e insumos”.
No período vespertino, a programação foi composta por um Seminário Técnico, que teve como palestrantes Cleison Duval e Loiselene Trindade, ambos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), e a professora Larissa Leandro Pires, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O NTF - O Núcleo de Tecnologia e Treinamento em Produção de Flores e Plantas Ornamentais (NTF) está sendo criado no sentido de oferecer uma estrutura de referência no estado de Goiás para a vivência acadêmica de alunos de cursos relacionados às áreas agrárias e um local de suporte aos pequenos e médios produtores e empresários que já estão atuando no setor, bem como estimular o empreendedorismo nessa cadeia produtiva, aproveitando o grande mercado consumidor das cidades de Brasília, Goiânia e Uberlândia.
O NTF conta com o apoio e o entusiasmo da deputada federal Flávia Morais, que destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para a etapa inicial do projeto, e com a coordenação da professora do Campus Morrinhos Miriam Fumiko Fujinawa, que muito tem a contribuir com sua experiência de vida e conhecimento profissional.
Unidade de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos
Redes Sociais