Campus Morrinhos produz álcool glicerinado como prevenção à Covid-19
Ação é feita em parceria com a Usina Cem e a Prefeitura Municipal de Morrinhos.
Nesta segunda-feira, 11, o Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos realizou o processo de produção de álcool glicerinado 80%. A ação é fruto da união de esforços da instituição de ensino, da Prefeitura Municipal de Morrinhos e da Central Energética de Morrinhos (Usina CEM) e representa uma colaboração do instituto no cenário atual de enfrentamento da pandemia de Covid-19, disponibilizando um item bastante preconizado na prevenção à disseminação do novo Coronavírus.
Os principais procedimentos de fabricação se concentraram hoje, mas antes disso, a fase inicial foi concretizada pela Prefeitura, que intermediou a doação de álcool, por meio da Usina Cem, e dos insumos, no caso a glicerina. O prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, esteve no campus no período da tarde e fez questão de acompanhar de perto o resultado dos trabalhos.
No Campus Morrinhos, as atividades foram realizadas por uma comissão formada por servidores da área de Química, que ocuparam o laboratório do núcleo do curso motivados pela missão social de ajudar a comunidade fazendo uso dos seus conhecimentos técnicos e saberes profissionais. A Comissão de Produção foi composta pelos docentes Deomar Plácido da Costa, Antônio Carlos Chaves Ribeiro, Cinthia Maria Felicio, Emmanuela Ferreira de Lima, Erwing Paiva Bergamo e pelo técnico administrativo do Núcleo de Laboratórios de Ensino e Pesquisa, Tales de Oliveira Tavares.
A produção resultou no total de mais de 600 litros de álcool glicerinado 80%, que serão destinados à Prefeitura de Morrinhos para utilização nos ambientes públicos, como em hospitais, postos de saúde e demais locais de atendimento que a prefeitura atua.
De acordo com o presidente da Comissão de Produção, Deomar Plácido da Costa, a fabricação do produto segue as normas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 350/2020, elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda segundo o docente, "o álcool glicerinado tem função antisséptica, degrada ou inibi a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas. O seu uso é orientado para limpeza de superfícies e quando não houver a possibilidade de água e sabão".
O diretor-geral do campus, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, relata com satisfação a importância dessa ação social para a comunidade e para a instituição. “O Campus Morrinhos fica muito feliz de ter condição, estrutura e pessoas contribuindo para o enfrentamento da pandemia. A pesquisa e a interação com a sociedade fazem parte da nossa missão. É uma ação importante neste momento tão difícil que estamos passando”.
O diretor-geral também destaca o trabalho dos profissionais envolvidos. “Nós tivemos a participação de servidores da área de Química com alta formação para entregar um produto de excelente qualidade. É o Instituto Federal Goiano usando a sua expertise, a sua força de conhecimento e os seus laboratórios para auxiliar no combate à pandemia”, declarou.
O IF Goiano - Campus Morrinhos reconhece o empenho de todos e agradece pela parceria, que possibilitará a higienização, uma prática tão recomendada nos cuidados de prevenção à Covid-19!
Unidade de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos (Ascom)
Redes Sociais