Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Cursos FIC a distância promovem qualificação profissional e renovam esperanças em tempos de pandemia

Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 19h23 | Última atualização em Quinta, 25 de Junho de 2020, 15h54 | Acessos: 814

Luzia Batista Bahia, aluna do curso de Auxiliar Pedagógico

O Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos é uma das instituições parceiras ofertantes dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade a distância (EaD), do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC).

Desde o lançamento do Programa, que ocorreu no dia 8 de outubro do ano passado, o Campus Morrinhos já deu início aos trabalhos de preparação e planejamento para se inserir nas modalidades ofertadas. Sobre essa etapa inicial, o Diretor-Geral, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, ressalta que com a chamada especial devido ao período de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), “participar do Programa Novos Caminhos seria uma excelente oportunidade para o campus contribuir ainda mais para a formação profissional de milhares de pessoas neste momento de distanciamento social”.

O resultado desse processo inicial e do decorrer das etapas com o empenho de servidores, bem como em especial da Pró-Reitoria de Extensão do IF Goiano, está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle (AVA - Moodle). Atualmente, mais de 1,3 mil alunos estão matriculados nos cursos FIC ofertados pelo Campus Morrinhos. Os cursos que estão sendo ministrados são: Administrador de Banco de Dados, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Assistente de Logística, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro, Auxiliar Pedagógico, Microempreendedor Individual (MEI) e Produtor de Cerveja.

Buscando potencializar a educação profissional e tecnológica, os cursos despontam como oportunidades de qualificação de jovens e adultos em áreas do conhecimento com foco nas demandas do mercado de trabalho. Além disso, são todos gratuitos, on-line e de curta duração, de no máximo quatro meses.

Para o Diretor-Geral, a expectativa é que o aluno se qualifique na instituição para aprender uma nova profissão e diversificar sua atuação ou para se tornar mais competitivo no mundo do trabalho. “Esperamos que após o término do curso vocês estejam mais capacitados para o mercado de trabalho e com os estudos concluídos com êxito sem precisar sair de casa”, declarou Luciano, mencionando a recomendação das autoridades de saúde de permanecer em casa como medida de prevenção à Covid-19, sem deixar de lado o aproveitamento desse tempo de forma produtiva.

Essa mesma expectativa também é compartilhada pela docente e Coordenadora-Geral do Programa Novos Caminhos no âmbito do IF Goiano - Campus Morrinhos, Aline Sousa Camargos. De acordo com a professora, o curso pode ser um divisor de águas na vida profissional desses estudantes. “Recebemos vários relatos de alunos do Programa que perderam seus empregos durante a pandemia e agora buscam qualificação para tentar novas oportunidades no mercado de trabalho”, conta.

Esperança - Entre os 1.383 alunos dos cursos FIC, está a Luzia Batista Bahia, 45 anos. Residente em Anápolis (GO), Luzia possui o ensino médio completo e decidiu se inscrever no curso de Auxiliar Pedagógico para obter mais qualificação e, consequentemente, ter mais possibilidades de conseguir emprego. “Estou finalizando um curso presencial de Vigilante e no momento estou desempregada. A minha expectativa é que o meu aprendizado seja satisfatório para que eu possa desenvolver as tarefas sem tantas dificuldades e que ao final do curso, que vai melhorar meu currículo, eu possa trabalhar nessa área e por em prática tudo que aprendi nesse período de estudos”, declara a aluna.

Bolsistas - Para acompanhar os estudos e colaborar para o bom desempenho da Luzia e de todos os outros alunos ao longo dos cursos, o Programa Novos Caminhos conta com uma equipe de bolsistas, composta por servidores do IF Goiano e profissionais de diversas áreas da comunidade externa.

São 78 pessoas trabalhando no Programa no âmbito do IF Goiano - Campus Morrinhos, sendo a maioria desse número total atuando diretamente nos cursos, como coordenadores, professores formadores, professores autores e tutores. Além desses, somam-se técnicos administrativos do Campus Morrinhos, que desempenham as funções de Apoio Administrativo, Apoio Financeiro e Equipe Multidisciplinar.

A docente Aline Carmargos enfatiza a importância dos profissionais para o desenvolvimento e execução das atividades dos cursos FIC. “Os cursos EaD exigem muita disciplina e persistência do aluno. Portanto, completar este curso é uma grande vitória e os bolsistas são atores fundamentais para esse sucesso e estão trabalhando arduamente para que os alunos tenham educação profissional com a reconhecida qualidade de ensino do IF Goiano. Toda a equipe tem aprendido muito no processo. E, ao final do programa, creio que todos sairão com grande aprendizado”, afirma.

A Elessandra Zago Ribeiro de Morais, 42 anos, é uma das bolsistas. Graduada em Administração de Empresas e com uma vasta experiência profissional na área de Gestão de Recursos Humanos, Elessandra é tutora no curso de Assistente de Recursos Humanos. Para ela, poder interagir com as pessoas e repassar um pouco do seu conhecimento e da sua experiência foram os principais motivos que a levaram a se inscrever na seleção de bolsistas. “Só tenho a agradecer, imensamente, a todos os envolvidos no Programa pela oportunidade de poder agregar conhecimentos aos alunos neste momento de isolamento social em que vivemos e reportar aos mesmos a importância desse curso na vida profissional e no mercado de trabalho pós-pandemia”, opina.

Elessandra atua como tutora do curso de Assistente de Recursos Humanos

Desejamos a todos uma excelente experiência com os cursos! Bons estudos!

Unidade de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos (Ascom)