Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Projeto do Campus Morrinhos é aprovado em edital do PRS - Cerrado

Projeto do Campus Morrinhos é aprovado em edital do PRS - Cerrado

Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 20h50 | Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 13h59 | Acessos: 353

Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária será beneficiada com recursos do edital que ofertou o total de R$ 4 milhões. Ao todo, foram 20 propostas aprovadas.

imagem sem descrição.

As atividades desenvolvidas no âmbito da Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (Uepe) em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (Sipa) do IF Goiano - Campus Morrinhos trazem mais uma excelente notícia: a aprovação no Edital do Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do Projeto Rural Sustentável - Cerrado (PRS Cerrado).

Trata-se de um edital voltado para a seleção de projetos inovadores, focados na agricultura de baixa emissão de carbono, nos avanços tecnológicos e na modernização do mercado em áreas do Cerrado. O valor global do edital foi de R$ 4 milhões, divididos em quatro estados que abrangem o bioma Cerrado. Ao todo, foram 20 propostas aprovadas, sendo cinco em Goiás, seis em Minas Gerais, quatro em Mato Grosso do Sul e cinco em Mato Grosso.

Em parceria com algumas instituições – Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade de São Paulo (USP) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) –, o projeto aprovado visa avaliar os benefícios do sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) frente a outros usos e ocupações do solo (monocultivo, pastagem e mata nativa).

O docente Emerson Trogello explica que "os benefícios serão mensurados na unidade de iLPF do Campus Morrinhos e em unidades localizadas em Cachoeira Dourada e em Rio Verde, no sentido de avaliar biologia, física e química de solo, estoque e origem do carbono, fluxo de gases de efeito estufa no solo, fluxo de CO2 no componente vegetal, bromatologia da biomassa depositada sobre o solo e validação do equipamento pXRF".

O projeto terá duração de 22 meses e os recursos serão destinados a bolsa graduação, mestrado e doutorado, custeio das análises e deslocamento do corpo técnico envolvido. Em mesmo edital, a área de iLPF do campus também foi inserida como parceria de proposta submetida e aprovada pela Embrapa Agrobiologia.

Acesse aqui o resultado

Saiba mais sobre o edital

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos