Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Campus Morrinhos é credenciado pelo Mapa para realizar pesquisas com agrotóxicos e afins

Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 19h35 | Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 12h04 | Acessos: 245

Credenciamento do Núcleo de Experimentação Agrícola é importante oportunidade para parcerias e captação de recursos.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos anuncia uma relevante conquista para a instituição: o credenciamento do Núcleo de Experimentação Agrícola pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realizar pesquisas e ensaios experimentais com agrotóxicos e afins, objetivando a emissão de laudos de eficiência e praticabilidade agronômica, de fitotoxicidade e de resíduos para fins de registro de agrotóxicos e afins.

A novidade foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Portaria Nº 157, de 16 de setembro de 2021, do Mapa (D.O.U. Nº 180 de 22/09/2021) e pode ser acessada no link abaixo.

O Núcleo de Experimentação Agrícola é ligado à Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação. Sobre o credenciamento, o gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Nadson de Carvalho Pontes, ressalta que, segundo a Instrução Normativa Nº 36, de 24 de novembro de 2009 do Mapa/Secretário de Defesa Agropecuária, "os laudos de eficiência e praticabilidade agronômica, de fitotoxicidade e ensaios de campo para fins de estudo de resíduos só terão validade para o processo de registro de agrotóxicos e afins, se gerados por entidades públicas e privadas de pesquisa, ensino e assistência técnica credenciadas no Ministério".

O docente acrescenta que a ação é uma modalidade de serviço tecnológico contemplada na Lei da Inovação (Lei Nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004), que auxilia no maior relacionamento entre instituições públicas e privadas, sendo importante oportunidade de realização de parcerias e captação de recursos. "Neste sentido, o IF Goiano - Campus Morrinhos deu importante passo. Tal conquista consolida o viés de instituição de buscar sempre a parceria da iniciativa privada, seja para o fomento de melhorias em sua instituição, ou para fortalecimento de suas ações de ensino, pesquisa e extensão", avalia.

Portaria Nº 157, de 16 de setembro de 2021, do Mapa

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos