Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Alunos dos cursos técnicos participam da primeira fase da 17ª OBMEP

Alunos dos cursos técnicos participam da primeira fase da 17ª OBMEP

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 19h38 | Última atualização em Terça, 14 de Junho de 2022, 19h52 | Acessos: 280

Aplicação das provas ocorreu nesta terça-feira, 7, no Campus Morrinhos e em escolas de todo o país.

imagem sem descrição.

Os discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IF Goiano - Campus estão entre os milhões de estudantes que realizaram as provas da primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nesta terça-feira, 7. As provas foram aplicadas no Campus Morrinhos e em escolas de todo o país. A aplicação foi organizada internamente pelo docente e presidente da Comissão Permanente de Competições Escolares e Acadêmicas de Matemática do campus, Paulo César Feracioli dos Santos.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é a maior competição científica do país e alcança, nesta edição, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas. O estudante teve duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame nesta primeira fase. As provas serão corrigidas pelas escolas, conforme as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA.

Os estudantes classificados na 1ª fase participarão da 2ª fase, que ocorrerá dia 8 de outubro de 2022 e será composta por seis questões discursivas. Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados no dia 2 de agosto e os premiados no dia 20 de dezembro.

A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

OBMEP - Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentos da disciplina e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

Estamos na torcida pelos nossos alunos!

Fotos da 1ª Fase

Site da OBMEP

Núcleo de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos, com informações do site da OBMEP