Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Avaliação da CAPES sobe conceito de Programas de Pós-Graduação do IF Goiano

Avaliação da CAPES sobe conceito de Programas de Pós-Graduação do IF Goiano

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 20h50 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 10h25 | Acessos: 149

Dos doze Programas de Pós-graduação Stricto sensu geridos pelo IF Goiano, oito tiveram aumento da nota 3 para 4 e um teve aumento de conceito 4 para 5.

imagem sem descrição.

Divulgado na segunda-feira, 12, o resultado da avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) eleva conceito de nove cursos da Instituição e mantém avaliação de outros três. O total de oito dos doze Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) do IF Goiano tiveram aumento da nota 3 para 4 e um da nota 4 para 5. Os outros três programas institucionais mantiveram as notas anteriores. Os resultados compreendem a avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Além destes, o IF Goiano integra dois outros Programas de Pós-Graduação em rede: o mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e o doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade, cujas notas – 3 e 4, respectivamente, também foram mantidas nesta avaliação.

Com os conceitos atuais, a Instituição passa a ter dois PPGSS nota 5, dois cursos de mestrado e um de doutorado, mais oito programas com nota 4 e dois com nota 3. A Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós-Graduação e Inovação (Proppi) explica que, para a maioria dos Programas da Instituição, esse é o primeiro ciclo completo pelo qual eles foram avaliados. Não houve programas com redução de nota.

A avaliação corresponde ao período 2017 a 2020 e observa a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos no país e, ainda, a renovação da autorização para continuarem funcionando.

Notas dos Programas de Pós-Graduação do IF Goiano no quadriênio anterior (2013 a 2016) e no último quadriênio (2017-2020) publicado em 2022.

Esse sistema de avaliação é considerado um dos mais complexos do mundo e feito por meio da  coleta de dados da Plataforma Sucupira, da Capes. Anualmente, essa base recolhe os dados fornecidos pelos Programas e, a cada quatro anos de acompanhamento, emite o conceito do curso por meio de notas, que variam de 1 a 7.

Notas entre 1 e 2 implicam descredenciamento do curso. A maior parte deles, quando implantados, recebem nota 3 - que é alterada apenas após um quadriênio completo de avaliação. As notas 4 e 5 representam desempenho bom e muito bom. O conceito 5 representa a nota máxima para um programa que possui apenas mestrado, e representa a excelência nacional daquele curso. Já as notas 6 e 7 expressam a excelência internacional do Programa.

Agrupamento por nota dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu geridos unicamente pelo IF Goiano

De acordo com a Proppi, o aumento nos conceitos é consequência de vários fatores importantes, como a institucionalização da Pesquisa, editais de apoio financeiro para publicações científicas, participação em eventos no Brasil e exterior e editais de financiamento à Pesquisa. Outro ponto a ser destacado é o sistema de autoavaliação dos programas mediante meio de um acompanhamento contínuo dos indicadores e do  Seminário interno de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação (Semapós).

Neste evento, consultores externos com experiência na gestão de programas de pós-graduação avaliam previamente o relatório dos cursos  e, durante o Seminário, apresentam as suas considerações e sugestões de melhoria dos indicadores.

Outro ponto essencial para a consolidação dos Programas é o apoio das agências de fomento como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), CAPEs e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visam ao financiamento de projetos e bolsas para estudantes.

De acordo com o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, o aumento do conceito dos programas poderá ser revertido em benefícios para todos os níveis de formação oferecidos pelo IF Goiano, incluindo especializações, bacharelados, licenciaturas, engenharias e cursos técnicos. O aumento das notas amplia, ainda, a possibilidade de implantação de novos cursos de doutorado, haja vista que somente Programas com nota mínima de 4 podem submeter propostas para esse nível de formação.

Diretoria de Comunicação Social