Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Aluno do Campus Morrinhos inicia intercâmbio em Portugal

Aluno do Campus Morrinhos inicia intercâmbio em Portugal

Criado: Segunda, 13 de Março de 2023, 15h35 | Publicado: Sábado, 25 de Março de 2023, 11h11 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2023, 12h10 | Acessos: 712

Rafael Quintino Fonseca Guimarães foi o primeiro colocado na seleção que ofertou quatro vagas de intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança.

imagem sem descrição.

Neste primeiro semestre de 2023, as atividades acadêmicas de Rafael Quintino Fonseca Guimarães serão migradas do IF Goiano - Campus Morrinhos para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Com 9,52 de Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), Rafael, que é discente do curso de bacharelado em Ciência da Computação, ficou em primeiro lugar no processo seletivo de intercâmbio acadêmico internacional e garantiu uma das quatro vagas destinadas a estudantes dos cursos superiores do IF Goiano.

Essa é a primeira vez que o aluno concorreu ao intercâmbio e a aprovação na seleção surpreendeu Rafael. "Fiquei bem surpreso e feliz por ter conquistado essa oportunidade de estudar fora e por ter conseguido o auxílio financeiro do governo no valor de 16 mil reais", declara o estudante, que também enfatiza a bolsa de estudos para cobrimento das despesas.

Ao contar como se deu o processo de participação no processo seletivo, o aluno faz questão de mencionar o incentivo do seu colega de residência estudantil no Campus Morrinhos e discente do mestrado em Olericultura, Caio Renderson Farias Brito, e o apoio do professor Jesmmer da Silveira Alves. “O Caio viu que eu tinha notas altas e sugeriu que eu tentasse a oportunidade de intercâmbio, pois eu tinha chances de ser aprovado. Ele foi um grande incentivador. Agradeço, primeiramente, a Jesus Cristo, e também ao Caio e ao professor Jesmmer", ressalta.

Além de Rafael, também foram aprovados os alunos Fernando Sousa Furtado Carrilho (Campus Trindade), Deivid Batista Sousa Ribeiro (Campus Trindade) e Wisley Felipe Borges da Silva (Campus Urutaí), sendo que todos já estão em Portugal. A previsão é que as atividades acadêmicas do intercâmbio serão encerradas no dia 15 de julho de 2023.

No que depender do entusiasmo de Rafael, a expectativa é que será uma experiência inesquecível e de muito aprendizado. "Conhecer um lugar novo é sempre uma oportunidade de aprender muito. Com certeza o intercâmbio é uma troca de experiência de cultura muito interessante, fazendo com que os alunos participantes adquiram muitos conhecimentos por meio do convívio com culturas diferentes. Já conheci pessoas de diversos países e acho que todos deveriam ter uma oportunidade desta", afirma.

Sobre o conteúdo acadêmico, Rafael está estudando disciplinas da área do curso de Engenharia da Informática, que está sendo equivalente ao que tem no curso de Ciência da Computação no IF Goiano. "As disciplinas que eu estou cursando são disciplinas mais do final do curso de Ciência da Computação. Ao final do intercâmbio, eu espero ter conseguido ser aprovado nas disciplinas que eu me inscrevi, poder levar esse conhecimento que eu obtive com os professores estrangeiros para minha carreira acadêmica e ter histórias positivas para contar porque está sendo legal demais", ressalta.

Ainda em relação à sua vivência no intercâmbio até o momento, Rafael também opina como uma questão interessante a possibilidade de aulas em inglês. "Eu sei falar inglês, aprendi bem esse idioma e aqui está sendo uma oportunidade de usar esse idioma, não só nas aulas, mas com a galera no intervalo também", diz o intercambista.

Diante de toda perspectiva de Rafael, cabe ao IF Goiano - Campus Morrinhos desejar que ele e os demais discentes continuem aproveitando o máximo possível todos os momentos de aprendizados acadêmicos e culturais proporcionados durante o intercâmbio!

Resultado final da seleção do intercâmbio

Acesse os demais documentos da seleção

Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos