Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Tecnologia em Alimentos recebe conceito máximo na renovação de reconhecimento

Tecnologia em Alimentos recebe conceito máximo na renovação de reconhecimento

Criado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 17h23 | Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 16h48 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 14h33 | Acessos: 197

Curso foi criado em 2011, com ingresso da primeira turma em 2012.

imagem sem descrição.

O curso superior de Tecnologia em Alimentos do IF Goiano - Campus Morrinhos passou pelo processo de avalição para renovação de reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC) e recebeu nota 5, o conceito máximo atribuído a um curso, de uma escala de 1 a 5.

O curso foi criado no ano de 2011, com ingresso da primeira turma de discentes em 2012, tendo sido reconhecido no ano de 2015, quando recebeu conceito 4. Agora, ao atingir a nota máxima, torna-se o segundo curso do Campus Morrinhos a ter conceito 5 em toda a história da instituição, sendo o primeiro obtido pelo curso de licenciatura em Pedagogia no processo de reconhecimento no ano de 2015.

O resultado da renovação de reconhecimento foi recebido com imensa alegria, pois reforça que o curso está em total conformidade com as exigências do MEC e reflete o comprometimento constante da equipe de servidores com a qualidade do ensino ofertado, mostrando que a instituição está no caminho certo, trazendo retornos importantes para os alunos e futuros acadêmicos do curso.

Avaliação - A visita virtual in loco dos avaliadores do MEC ocorreu no período de 19 a 21 de junho. A coordenação do curso, a diretoria de Ensino e toda equipe envolvida de técnicos administrativos trabalharam incansavelmente para apresentar toda documentação comprobatória da melhor forma possível e bem organizada para os avaliadores.

Sobre a avaliação, a coordenadora do curso, Suzane Martins Ferreira, conta que a comissão avaliou requisitos como os objetivos e as políticas institucionais no âmbito do curso, estrutura e conteúdos curriculares, projeto pedagógico, atuação do coordenador, corpo docente e infraestrutura, tais como salas de aula, laboratórios didáticos e específicos do curso. Esses critérios compõem as dimensões “Infraestrutura”, “Organização didático-pedagógica” e “Corpo docente e tutorial”.

A dimensão “Corpo docente e tutorial” foi a mais bem avaliada. De acordo com o relatório emitido pelos avaliadores, o corpo docente e tutorial é atuante no curso, é experiente no ensino presencial e no mercado de trabalho e possui elevado número de produção. Além disso, a coordenadora e os órgãos colegiados atuam na manutenção e planejamento das ações para a melhoria da qualidade do curso.

Para a coordenadora do curso, o conceito 5 é um reconhecimento da dedicação de toda equipe de professores e técnicos administrativos, do apoio dos gestores e do comprometimento de todos os discentes. “No Reconhecimento do curso recebemos nota 4. Agora, a nota 5 reforça ainda mais o empenho de todos os professores que atuam no curso, em especial a equipe de Alimentos, o apoio da gestão e a qualidade da infraestrutura do IF Goiano, declarou a docente.

Curso - O curso de Tecnologia em Alimentos tem como objetivo formar profissionais de nível superior e disponibilizá-los ao mercado de trabalho com competências em tecnologia de alimentos e com capacidades para promoverem mudanças e inovações, fundamentadas na visão multidisciplinar e no conhecimento tecnológico, respeitando a viabilidade econômica e a preservação ambiental.

O Tecnólogo em Alimentos poderá atuar em indústrias de alimentos (supervisão de produção, controle de qualidade, desenvolvimento de novos produtos, inspeção, laboratórios), estabelecimentos produtores de alimentos (hotéis, restaurantes, supermercados), vendas técnicas, carreira acadêmica (docência), órgãos fiscalizadores e pesquisa científica.

O curso possui duração de três anos e é ofertado no período noturno.

Saiba mais sobre o curso de tecnologia em Alimentos

Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos