Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Realizada aula inaugural do curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2024, 15h02 | Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2024, 13h12 | Acessos: 77

Atividade ocorreu segunda-feira, 10, no Assentamento Tijunqueiro.

imagem sem descrição.

A semana começou com uma novidade no âmbito da Extensão no IF Goiano - Campus Morrinhos: a aula inaugural do curso "Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário", na modalidade de Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) presencial, no Assentamento Tijunqueiro. O momento, realizado segunda-feira, 10, marca o início das atividades do curso que faz parte do Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária. O Programa está sendo desenvolvido por meio dos institutos federais das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. No IF Goiano, além de Morrinhos, também estão envolvidos outros quatro campi, sendo o total de cinco municípios e seis territórios. São eles:

• Campos Belos: Comunidade Quilombola Kalunga do Brejão e Comunidade Quilombola Kalunga da Vazante
  • Morrinhos: Assentamento do Movimento Agrário Tijunqueiro
  • Ipameri: Assentamento Olga Benário
  • Hidrolândia: Acampamento Dona Neura
  • Ceres: Comunidade Indígena Tapuia

A aula inaugural contou com a presença do diretor-geral do Campus Morrinhos, Cícero José da Silva, do gerente de Extensão da instituição, Wallacy Barbacena Rosa dos Santos, do pró-reitor de Extensão do IF Goiano, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, do prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme Barbosa, do secretário de Agricultura e Pecuária de Morrinhos, Gilmar Gomes Vieira Filho, e dos professores atuantes no curso. Confira os nomes da equipe:

• Wiaslan Figueiredo Martins - Supervisor
  • Ellen Godinho Pinto - Apoio
  • Ilma Célia de Paiva Moura - Docente do curso
  • Fátima Suely Ribeiro Cunha - Docente do curso
  • Dayana Silva Batista Soares - Coordenadora Adjunta do Programa

Programa - O Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul é fruto do trabalho coletivo de grupos, organizações e instituições que trabalham com iniciativas que visam ao fortalecimento da Economia Solidária no Brasil, nos estados e nos territórios de identidade. Nesse sentido, o respectivo programa ganha materialidade, a partir de diálogos constituídos entre servidores que compõem a Rede IF EcoSol e a SENAES do MTE com a publicação do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), objetivando a formação de trabalhadoras(es) em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, alinhada com a política de Economia Popular e Solidária, com foco no acesso e permanência em ocupações demandadas pelo setor produtivo local e/ou relacionadas à vocação econômica do território, na garantia da transversalidade, interdisciplinaridade e educação popular, contribuindo no fortalecimento das iniciavas de economia popular e solidária e na construção de redes produtivas fundamentadas nos princípios da autogestão, cooperação, sustentabilidade ambiental, participação popular e na valorização das dinâmicas territoriais.

Agradecemos a cada um pela presença e desejamos um excelente curso aos participantes!

Comunicação Social - Campus Morrinhos