Pesquisadores do IF Goiano são homenageados em Assembleia Legislativa de Goiás
Evento valoriza produção científica goiana e reconhece papel inovador dos profissionais que se dedicam ao progresso científico do Estado.

Cerca de 30 profissionais do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) receberam nessa segunda-feira 23, o Certificado do Mérito Legislativo, em sessão solene realizada na Assembleia do Estado de Goiás, em Goiânia. O ato foi proposto pela deputada Bia de Lima (PT), em homenagem ao Dia Nacional do Pesquisador, celebrado anualmente em 8 de julho. O evento teve o intuito de valorizar a produção científica goiana e reconhecer o papel inovador dos profissionais que se dedicam ao progresso científico do Estado.
Bia de Lima ressaltou que foi a primeira deputada estadual a realizar essa homenagem oficial à categoria e enfatizou a relevância da ciência para o avanço social, econômico e humano do país. A legisladora expressou preocupação com os crescentes ataques à ciência, fazendo referência aos questionamentos sobre vacinas e à morte de cientistas no conflito do Oriente Médio. “Isso nos impõe ainda mais responsabilidade em proteger e fortalecer nossas instituições de ensino, nossos institutos federais e todas as estruturas que promovem o conhecimento”, justifica.
Representando a gestão do IF Goiano no evento, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alan Carlos da Costa, lembrou que a homenagem reconhece o impacto da ciência na vida das pessoas, das comunidades tradicionais, dos empresários e de toda a sociedade. Ele enfatizou o papel do Instituto na formação de profissionais da educação básica à pós-graduação – a chamada verticalização do ensino – destacando que a Instituição é referência na oferta de pós-graduação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
O pró-reitor também mostrou que a interiorização da ciência é estratégia fundamental para o desenvolvimento social e econômico, fazendo um apelo à deputada por mais recursos para a pesquisa especialmente em cidades mais distantes da capital. “Não existe desenvolvimento sem conhecimento”, reforça. Alan foi agraciado na solenidade com a mais alta honraria concedida pelo Legislativo goiano, a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, juntamente com o médico Ruffo de Freitas Júnior.
Cerca de 30 profissionais do IF Goiano receberam homenagem.
O pesquisador pediu um minuto de silêncio pelas vidas perdidas na luta contra o câncer, em especial o câncer de mama. Ele justificou que, mesmo Goiás sendo referência mundial no ensino de técnicas de combate à doença, metade das mulheres que a enfrentam já estão em estágios avançados quando diagnosticadas. Citou estudo realizado no município de Itaberaí, que conseguiu reduzir em 50% essa realidade por meio da educação e informação levadas às mulheres.
Além de Alan e Ruffo, participaram da mesa diretiva a reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; o reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Christiano Peres Coelho; os pró-reitores da Universidade Federal de Goiás (UFG) professor Felipe Terra Martins; da Universidade Federal de Catalão (UFCat) Moisés Fernandes Lemos; e da Pontifícia Universidade Católica (PUC)de Goiás, Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, assim como o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Arroz e Feijão, Elcio Guimarães. A reitora do IFG – recém-eleita para seu segundo mandato – também destacou a importância do ato como gesto político e comentou sobre a luta diária enfrentada pelos profissionais da ciência no Brasil, atuando com escassez de recursos, infraestrutura precária e políticas públicas instáveis. “Resistimos juntos, nos laboratórios, nas salas de aula, nas comunidades”, manifesta.
Acesse fotos oficiais do evento aqui
Assista à gravação da sessão solene
Acompanhe cobertura do evento no Instagram do IF Goiano
Diretoria de Comunicação Social
Com informações da Agência Assembleia de Notícias
Redes Sociais