Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Participação expressiva e muita emoção marcam Solenidade de Inauguração da Biblioteca do Campus Morrinhos

Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2016, 19h40 | Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2016, 14h30 | Acessos: 1810

Biblioteca recebeu o nome do pai do ex-governador do Estado de Goiás, Naphtali Alves de Souza.

imagem sem descrição.

A noite do dia 21 de junho de 2016 entrou para a história do IF Goiano - Campus Morrinhos. Com a participação expressiva de autoridades, servidores, imprensa, alunos e a comunidade em geral, a Biblioteca foi inaugurada em um momento emocionante, no qual recebeu o nome do senhor Sebastião Alves de Souza (in memoriam), pai do ex-governador do Estado de Goiás, Naphtali Alves de Souza.

Além da alegria em poder inaugurar uma obra de grande importância para o Instituto, o contexto de homenagens intensificou ainda mais o sentimento de emoção entre os presentes.

A escolha do homenageado é mais que merecida. A Biblioteca carrega agora o nome de um homem simples, de sonhos e de paixão literária. O senhor Sebastião Alves de Souza gostava de escrever e publicou o livro “Passos sem rumo até a Maturidade”.

O merecimento dessa homenagem também está intimamente relacionado à representatividade de Naphtali Alves de Souza na implantação do Instituto em Morrinhos. Na época da criação do Campus, o notório político era Deputado Federal e por sua luta em prol da Instituição, bem como pela sua valorização da Educação, é considerado um dos idealizadores da unidade.

O evento - A Orquestra de Violeiros Chico Flor, de Morrinhos e sob a regência de Sebastião Bento, abrilhantou a abertura da noite. Após a belíssima apresentação, teve início a composição da mesa diretiva com a presença do prefeito de Morrinhos, Rogério Carlos Troncoso Chaves; do ex-diretor do IF Goiano - Campus Morrinhos e atual diretor do Campus Iporá, José Junio Rodrigues de Souza; do ex-governador do Estado de Goiás, Naphtali Alves de Souza; do representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Franclin Costa do Nascimento; do reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida; do diretor-geral do IF Goiano - Campus Morrinhos, Gilberto Silvério da Silva; do ex-diretor do Campus Morrinhos e atual pró-reitor de Extensão do Instituto Federal Goiano, Sebastião Nunes da Rosa Filho; e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Kennedy Trindade.

Antes das falas dos componentes da mesa, o presidente da Academia Morrinhense de Letras, José Afonso Barbosa, prestou sua homenagem ao senhor Sebastião Alves de Souza, destacando sua história de vida e superação.

"Sebastião foi um homem destemido, que mesmo com a perda de seus pais ainda muito jovem e diante de muitas dificuldades, não se abateu e venceu na vida, tornando-se um exemplo a ser seguido", declarou.

Ainda em sua participação, José Afonso parabenizou o IF Goiano pela escolha do homenageado e entregou ao diretor-geral do Campus Morrinhos um exemplar do livro “Passos sem rumo até a Maturidade”, que está disponível para a leitura de todos na Biblioteca.

Com o relato do presidente da Academia Morrinhense de Letras e dos componentes da mesa diretiva, ficou evidente o quanto o senhor Sebastião é digno da homenagem.

Naphtali Alves de Souza definiu o evento como um momento vitorioso para ele e para sua família. “Para mim é a realização de um ideal que veio do meu pai e a concretização de um sonho para que a juventude possa vir aqui buscar conhecimentos intelectuais, profissionais, tecnológicos. Eu tenho absoluta certeza que ele estaria muito feliz se vivo estivesse, mas como já passou para a eternidade, eu estou aqui representando a nossa família, muito emocionado e agradecido a Deus”, disse o ex-governador.

A Biblioteca - Para o diretor-geral do IF Goiano - Campus Morrinhos, o evento representa um dia simbólico, pois é uma solenidade de inauguração de um espaço nobre, um espaço do conhecimento, dos sonhos, de possibilidades para os alunos e um reencontro do Campus Morrinhos com sua história.

“Acredito que agora realmente a nossa biblioteca está completa. Foi inaugurada e tem o nome de uma pessoa que realmente dignifica Morrinhos e o Estado de Goiás, através do Dr. Naphtali”, declarou Gilberto Silvério da Silva.

Ainda segundo o diretor-geral, a Biblioteca é uma conquista enorme para o Campus Morrinhos. Trata-se de um espaço de mais de 1300 metros quadrados, com um auditório para 250 pessoas, onde o aluno pode buscar conhecimento, que é o grande objetivo desse aluno.

A consulta ao acervo pode ser realizada através do Pergamum, que integra todas as bibliotecas do IF Goiano. No módulo Meu Pergamum, alunos e servidores têm acesso a uma série de procedimentos online relacionados à Biblioteca.

A Direção-Geral do Campus Morrinhos agradece a todos pela presença e àqueles que de forma direta ou indiretamente contribuíram para a realização do grandioso evento.

Acesse aqui as fotos do evento.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos