Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Projeto do Campus Morrinhos é aprovado para mostra de Experiências Exitosas
Início do conteúdo da página

Projeto do Campus Morrinhos é aprovado para mostra de Experiências Exitosas

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Domingo, 11 de Setembro de 2016, 17h31 | Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2016, 14h25 | Acessos: 811

Trabalho será apresentado na 40ª Reditec, em Vitória (ES).

imagem sem descrição.

O Projeto de Extensão “Bichos Terapeutas”, do IF Goiano - Campus Morrinhos, foi selecionado para a mostra de Experiências Exitosas da 40ª Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que este ano acontece integrada ao Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês).

Os eventos acontecem entre 23 e 27 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória, no Espírito Santo. O trabalho será apresentado pela docente e coordenadora do Bichos Terapeutas, Aline Sousa Camargos. A apresentação será no dia 24 de setembro.

Evento - A mostra de Experiências Exitosas é um espaço de compartilhamento das boas práticas que cada instituição da rede federal de educação profissional e tecnológica desenvolve nos eixos de ensino, pesquisa aplicada ou inovação, extensão e gestão administrativa. Tradicionalmente, é um dos momentos mais esperados da Reditec, já que os dirigentes podem expor e ter acesso aos casos de sucesso de diversas instituições.

Foram selecionados trabalhos das áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, levando-se em consideração a relevância em relação ao tema geral, que é “O papel da educação profissional no século XXI”, o alcance dos objetivos e os impactos dos resultados alcançados. A seleção foi feita pela Comissão Temática.

Os eventos são promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), e pela Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP), e têm como organizador o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Projeto - Completando dois anos de existência neste mês de setembro, o Bichos Terapeutas é um projeto de Pet Terapia, ou seja, Terapia Assistida por Animais (TAA) de companhia. Com a participação voluntária de alunos e servidores do IF Goiano - Campus Morrinhos e em parceria com a Escola Municipal de Reabilitação Profa. Alice Ferreira do Carmo, o projeto consiste na inclusão de cães no tratamento de pessoas atendidas na instituição municipal, que é especializada nesse tipo de atendimento no município de Morrinhos. 

A partir de uma seleção cautelosa dos animais, priorizando a sanidade física e comportamental dos mesmos, os envolvidos no projeto realizam atividades que promovem bem-estar, inclusão e estímulo à saúde física dos pacientes, através de três mecanismos básicos: diminuição da solidão, da depressão e da ansiedade. 

O cão terapeuta é indicado para um paciente de acordo com o seu perfil comportamental e o perfil do paciente. Esta decisão fica a cargo da equipe multiprofissional do projeto, que seleciona um grupo de pacientes, para sessões semanais com fisioterapeuta ou fonoaudiólogo com 30 minutos de duração e um animal guiado por aluno voluntário do IF Goiano.

Além disso, durante o horário de recreio da Escola Municipal de Reabilitação Profa. Alice Ferreira do Carmo, todos os alunos com deficiência podem interagir com os animais. 

Para os estudantes voluntários, fazer parte do Bichos Terapeutas é uma oportunidade enriquecedora para a formação profissional, preparando-os para o futuro campo de atuação e ampliando o entendimento do papel de cada um na sociedade. 

 

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos

 

 

Fim do conteúdo da página