Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Aulas inaugurais dão início aos cursos de Pós-Graduação do Campus Morrinhos

Aulas inaugurais dão início aos cursos de Pós-Graduação do Campus Morrinhos

Publicado: Quarta, 21 de Setembro de 2016, 10h00 | Última atualização em Quinta, 22 de Setembro de 2016, 20h31 | Acessos: 898

Eventos contaram com palestras e apresentações culturais.

imagem sem descrição.

O auditório da Biblioteca “Sebastião Alves de Souza” foi palco das aulas inaugurais dos cursos de Pós-Graduação do IF Goiano - Campus Morrinhos. O evento que deu início à Especialização em Ensino de Ciências e Matemática aconteceu no dia 16 de setembro, no período noturno. Para os alunos da 6ª turma do Programa de Pós-Graduação em Olericultura (PPGOL), a recepção foi realizada nesta segunda-feira, 19 de setembro, no período matutino.

As duas aulas inaugurais contaram com uma programação especial, composta por apresentações culturais e palestras.

Especialização - As aulas da turma pioneira do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGLS - ECM), do IF Goiano - Campus Morrinhos, começaram no dia 16 de setembro.

Com o tema "Os desafios na formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática: valorização pela qualificação docente", a aula inaugural teve palestras com profissionais renomados na área. O palestrantes da noite foram: Prof. Dr. Hélder Eterno da Silveira, professor e pesquisador na área de Ensino/Educação em Ciências, com experiência, inclusive, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculado ao Ministério de Educação (MEC); Prof. Dr. Marlon Soares, atual diretor da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ - UFG); e Profa. Dra. Nyuara Mesquita, do IQ - UFG e vice-diretora da Divisão de Ensino da SBQ.

Todos atuam em programas de mestrado e/ou doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, nas respectivas universidades.

Para a coordenadora do PPGLS - ECM,  do IF Goiano - Campus Morrinhos, Profa. Dra. Cinthia Maria Felicio, o momento foi de muita alegria por estar concretizando a proposta e o desafio de pensar o Ensino de Ciências e Matemática com qualidade.

O evento deu início à primeira turma da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. O curso, que contribui na formação continuada de professores que atuam nas redes de ensino, nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática e de profissionais que estão buscando qualificação nestas áreas, já é ofertado no Campus Iporá e no Campus Avançado Catalão.

Olericultura - Na manhã da última segunda-feira, dia 19 de setembro, os alunos aprovados no Processo Seletivo 2016/2 para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Olericultura (PPGOL) participaram da aula inaugural da 6ª turma do curso.

Com o tema “Realidade e perspectivas da pós-colheita dos produtos hortícolas”, o evento teve como palestrante o Professor Dr. Fernando Luiz Finger, docente permanente da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que atua na área de fisiologia de plantas cultivadas, com ênfase na fisiologia do etileno e fisiologia pós-colheita de produtos hortícolas. Além disso, tem uma vasta experiência internacional e contatos com pesquisadores dos Estados Unidos, da North Dakota University e University of Massachusetts Ohio.

O Programa de Pós-Graduação em Olericultura (PPGOL), do IF Goiano - Campus Morrinhos, é ofertado desde o ano de 2014 e tem se consolidado junto às empresas e a comunidade científica no estado de Goiás como um curso de referência na formação de pesquisadores aptos ao desenvolvimento de estudos relacionados às hortaliças, segmento com grande importância socioeconômica na região.

Atualmente o Programa de Pós Graduação em Olericultura tem matriculados 64 alunos.

Para os alunos dos dois cursos, o Diretor-Geral da unidade, Gilberto Silvério da Silva, deseja um excelente semestre, com muito êxito nos estudos.

Fotos - ECM

Fotos - Olericultura