Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Campus Morrinhos realiza II Workshop de Atenção à Pessoa com Deficiência
Início do conteúdo da página

Campus Morrinhos realiza II Workshop de Atenção à Pessoa com Deficiência

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 22 de Setembro de 2016, 10h42 | Última atualização em Domingo, 25 de Setembro de 2016, 10h50 | Acessos: 869

Evento aconteceu nesta terça-feira, 20 de setembro.

imagem sem descrição.

Neste mês de setembro, o Projeto de Extensão Bichos Terapeutas, do IF Goiano - Campus Morrinhos, completa dois anos de atuação. Para comemorar a data e o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, foi realizado o II Workshop de Atenção à Pessoa com Deficiência.

Com a presença expressiva de alunos e servidores do Campus Morrinhos, o evento aconteceu na última terça-feira, 20 de setembro, no auditório da Biblioteca da unidade, e teve a importante participação de profissionais da Escola Municipal de Reabilitação Profa. Alice Ferreira do Carmo.

De acordo com a docente e coordenadora do Projeto, Aline Sousa Camargos, a intenção do Workshop é chamar a atenção da sociedade sobre a realidade das pessoas com deficiência, abordando suas lutas diárias, bem como apresentar as atividades externas que o Instituto executa com essas pessoas.

Uma palestra da aluna do curso de Zootecnia e voluntária no Projeto, Nathália Salua, deu início ao evento. O momento foi uma excelente oportunidade para mostrar aos presentes o que é o Bichos Terapeutas, informando desde o surgimento do projeto até os resultados alcançados pelas terapias com animais.

A fonoaudióloga Meiriely Duarte Silveira deu continuidade à programação com a palestra “Como lidar com o portador de deficiência?”. Na sua fala, a fonoaudióloga deixou evidente o quanto o Bichos Terapeutas transforma vidas. Essa transformação é, sem dúvidas, para todos os envolvidos.

Em seguida, alunos participaram da dinâmica “Como é ter deficiência?”. Na ocasião, uma deficiência foi simulada para os participantes vivenciarem e sentirem na pele um pouco das dificuldades enfrentadas.

O evento contou ainda com a mesa-redonda “Como lidar com a pessoa com deficiência?”, que teve como integrantes Rodrigo Lima Bêda, do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE - Campus Morrinhos), e as profissionais da instituição municipal: a fonoaudióloga Meiriely Duarte Silveira, a fisioterapeuta Mariana Pereira e Silva e a assistente Joana D’arc.

Depoimentos emocionantes finalizaram o Workshop, reforçando a imensa lição de vida que é conviver com pessoas que apresentam algum tipo de deficiência e que possuem o mesmo direito à felicidade que qualquer outro indivíduo.

Projeto - O Bichos Terapeutas é um projeto de Pet Terapia, ou seja, Terapia Assistida por Animais (TAA) de companhia. Com a participação voluntária de alunos e servidores do IF Goiano - Campus Morrinhos e em parceria com a Escola Municipal de Reabilitação Profa. Alice Ferreira do Carmo, o projeto consiste na inclusão de cães no tratamento de pessoas atendidas na instituição municipal, que é especializada nesse tipo de atendimento no município de Morrinhos.

A partir de uma seleção cautelosa dos animais, priorizando a sanidade física e comportamental dos mesmos, os envolvidos no projeto realizam atividades que promovem bem-estar, inclusão e estímulo à saúde física dos pacientes, através de três mecanismos básicos: diminuição da solidão, da depressão e da ansiedade.

O cão terapeuta é indicado para um paciente de acordo com o seu perfil comportamental e o perfil do paciente. Esta decisão fica a cargo da equipe multiprofissional do projeto, que seleciona um grupo de pacientes, para sessões semanais com fisioterapeuta ou fonoaudiólogo com 30 minutos de duração e um animal guiado por aluno voluntário do IF Goiano.

Além disso, durante o horário de recreio da Escola Municipal de Reabilitação Profa. Alice Ferreira do Carmo, todos os alunos com deficiência podem interagir com os animais.

Para os estudantes voluntários, fazer parte do Bichos Terapeutas é uma oportunidade enriquecedora para a formação profissional, preparando-os para o futuro campo de atuação e ampliando o entendimento do papel de cada um na sociedade.

 

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos

Fim do conteúdo da página