Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Docentes são contempladas com bolsas para pós-doc no exterior

Docentes são contempladas com bolsas para pós-doc no exterior

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2015, 07h40 | Última atualização em Domingo, 23 de Agosto de 2015, 12h35 | Acessos: 525

Universidades onde as professoras desenvolverão suas pesquisas localizam-se nos Estados Unidos e na Espanha.

Duas professoras do Câmpus Morrinhos viajam neste segundo semestre para os Estados Unidos e Espanha, onde permanecerão por um ano para o pós-doutorado. A docente Bruna Luana Marcial, do curso de Química, foi contemplada na chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vai para a Southern Methodist University (SMU), localizada na cidade de Dallas, no Texas (EUA).

Bruna embarca no dia 10 de julho para integrar o grupo de pesquisa que atua na área de Química Computacional e Teórica. Trata-se do Computational and Theoretical Chemistry Group (CATCO), cuja fundação envolve o renomado cientista inglês John Pople, ganhador do Prêmio Nobel em 1998. O atual líder do grupo, o alemão Dieter Cremer, trabalhou sob a supervisão de Pople na década de 1970.

O contato da professora de Química com o grupo CATCO se deu em 2014, quando fez um estágio de curta duração na SMU. Na ocasião, a docente inscreveu seu projeto de pós-doutorado que envolve química computacional e sistemas biológicos. Bruna integra o quadro efetivo docente do Câmpus Morrinhos desde 2013. É doutora em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) com período sanduíche na Universidade do Porto, em Portugal.

Para a Espanha, embarcará a professora Léia Adriana da Silva Santiago, contemplada no edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Docente da área de História com doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Léia Adriana integra o corpo docente do curso de Pedagogia do Câmpus Morrinhos.

O pós-doc será desenvolvido na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), onde ampliará a pesquisa já iniciada no seu doutorado, quando fez um estudo comparativo do ensino de história da América no Brasil e na Argentina. Para o pós-douturado, o objetivo é inserir a Espanha nesse estudo. A ida de Léia Santiago para Barcelona está marcada para agosto.

Assessoria de Comunicação Social - Câmpus Morrinhos