Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Eventos no Campus Morrinhos evidenciam a importância das licenciaturas

Eventos no Campus Morrinhos evidenciam a importância das licenciaturas

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 15h52 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2017, 18h46 | Acessos: 903

IV Seminário Institucional do Pibid e Semanas Acadêmicas dos cursos de Pedagogia e Química aconteceram nos dias 10 e 11 de outubro.

imagem sem descrição.

O IF Goiano - Campus Morrinhos sediou nos dias 10 e 11 de outubro o IV Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Durante a edição deste ano, o Campus Morrinhos também promoveu a II Semana Acadêmica de Licenciatura em Pedagogia e III Semana Acadêmica de Licenciatura em Química, que tiveram início com palestras realizadas no dia 9.

Ao todo, foram 382 participantes inscritos, 128 trabalhos apresentados, palestras com temas diversos, mesa-redonda sobre o Projeto de apoio a pesquisadores da educação (Paped), 12 minicursos e 10 oficinas nas áreas das licenciaturas e projetos Pibid oferecidos pelo IF Goiano.

A programação diversificada proporcionou ao público presente uma excelente oportunidade de ampliação de conhecimentos sobre várias temáticas, bem como evidenciou a importância dos cursos de licenciatura e a contribuição do Pibid na formação de docentes.

O Coordenador Institucional do Pibid/IF Goiano e coordenador do evento, Erwing Paiva Bergamo, enfatiza que o Seminário é uma atividade obrigatória do projeto, prevista nos regulamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se de um espaço formativo e de socialização dos resultados obtidos durante a execução dos subprojetos, assim como de troca de experiências de sucesso e de integração entre alunos e professores envolvidos.

De acordo com o professor, o evento foi além das expectativas iniciais da comissão organizadora e teve participação expressiva. “Nas palestras oferecidas no turno diurno, o público superou os 200 participantes por atividade. Tivemos o comparecimento de alunos e docentes dos campi Morrinhos, Ceres, Iporá, Urutaí e Rio Verde. Também recebemos professores da rede pública de educação municipal e estadual e alguns estudantes de licenciatura de instituições próximas ao nosso campus. Dessa forma, acredito que, para um evento desse porte, ficamos muito satisfeitos com o resultado”, avalia Erwing.

A mesma satisfação foi apontada pelo diretor-geral do Campus Morrinhos, Gilberto Silvério da Silva.

Perpectivas - Na solenidade de abertura e no encerramento, o professor Erwing fez um agradecimento a todos pela presença e aos colaboradores pelo empenho na organização do evento. Em sua fala, o coordenador também falou sobre a situação atual do Pibid e as incertezas e perspectivas em relação à continuidade do Programa, que muito tem feito diferença na vida dos bolsistas atendidos, refletindo positivamente na qualidade da educação básica.

“O Edital que rege o projeto atual têm vigência até o mês de fevereiro de 2018. Depois dessa data, não temos previsões sobre o que acontecerá, considerando que até o momento não foi publicado um novo edital para a implementação de novo projeto. No atual contexto de corte de verbas pelo Governo Federal, o ambiente é de preocupação. Assim, encerramos o evento com uma grande preocupação com a continuidade desse que é o principal programa de formação de professores atualmente em vigência”, declara.

A questão também foi abordada pelo docente e pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia  (UFU), Hélder Eterno da Silveira, durante sua palestra no último dia do evento, levantando reflexões motivadoras sobre as ações já realizadas e o caminho a ser percorrido no âmbito do Pibid. Além da palestra, a noite de encerramento também contou com a belíssima apresentação do coral Cidade dos Pomares.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos