Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Palestram encerram II Workshop de Tecnologias Móveis e para a Internet

Palestram encerram II Workshop de Tecnologias Móveis e para a Internet

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 14h47 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 14h44 | Acessos: 452

Evento foi realizado de 23 a 28 de outubro.

imagem sem descrição.

O IF Goiano - Campus Morrinhos promoveu entre os dias 23 e 28 de outubro o II Workshop de Tecnologias Móveis e para a Internet (II WTMI). Com atividades realizadas em vários ambientes da instituição e no Teatro Juquinha Diniz, o evento teve expressivo envolvimento dos alunos e professores dos cursos superiores de Ciência da Computação, Tecnologia em Sistemas para Internet e do curso Técnico em Informática.

Durante o II WTMI aconteceram apresentações musicais, palestras, minicursos, oficina "E-Waste: Artesanato com Lixo", War Games, I Campeonato de Just Dance, Mostra de Pôsteres Científicos, I​ ​Mostra​ ​de​ ​Software​ ​e II​ ​Mostra​ ​de​ ​Ideias​.

As palestras foram proferidas por profissionais renomados da área, que compartilharam suas experiências no mercado de trabalho e falaram sobre os desafios e as tendências do segmento de tecnologias, indicando assim os principais caminhos a serem seguidos pelos estudantes de hoje, que serão os futuros protagonistas da profissão.

De acordo com Marcelo Paiva, da Softprime Soluções, o mercado goiano de software e tecnologias está crescendo bastante e existem várias empresas em busca dos melhores profissionais. "Todo momento surge uma nova tecnologia. Se você quer ser um profissional diferenciado em Goiás, dedique-se em estudar Cloud (nuvem), IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial)", disse na palestra de abertura, realizada no dia 23.

Da primeira palestra até a palestra de encerramento prevaleceu um conjunto de abordagens sobre inovação e empreendedorismo, fazendo inúmeras referências ao âmbito da Startup e suas formas de desenvolvimento e aplicação.

Em relação aos minicursos, a comunidade discente praticou os conhecimentos transmitidos por alunos, servidores e egressos do Campus Morrinhos, bem como por pessoas que já atuam profissionalmente.

Mostras - O estímulo à parte prática e ao empreendedorismo também esteve presente na programação do II WTMI na noite da sexta-feira, 27, quando ocorreram a I Mostra de Software e II Mostra de Ideias. Nessas atividades, cada aluno participante pode expressar seu potencial de aprendizagem aliado à habilidade de inovação.

A I Mostra de Software contou com dois trabalhos e o vencedor foi o Cardápio01.

Na II Mostra de Ideias foram nove trabalhos submetidos e apresentados. O alto nível dos trabalhos surpreendeu a comissão organizadora do evento. “Todos os trabalhos foram de altíssima qualidade. Como professor fico muito feliz em ver que nossos alunos não se preocupam somente com conhecimento técnico. Acredito muito no empreendedorismo e tento passar isso ao máximo em minhas aulas. Em tempos de crise, e falta de emprego, é gratificante ver que os alunos estão preocupados em resolver problemas reais do dia a dia da sociedade e estão preparados para empreender, gerando renda, emprego e desenvolvendo ainda mais nossa região", declara o professor Marcel da Silva Melo.

O docente explica que as apresentações foram realizadas no modelo de Pitch de Ideias, onde cada equipe entrou em uma sala somente com os quatro avaliadores e apresentaram suas ideias em cinco minutos. Esse modelo é muito utilizado em eventos de Startup e já prepara os alunos para situações comuns no cotidiano empresarial.

Os estudantes Mateus Augusto de Souza Pereira, Ana Clara de Carvalho Lopes Silva e Bruna Dias Dantas conquistaram o primeiro lugar na II Mostra de Ideias do WTMI com o aplicativo "Infinite Life", que teve a orientação do professor Marcel.

Resultado da II Mostra de Ideias

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos