Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Moçambicanos concluem com êxito capacitação no Campus Morrinhos
Início do conteúdo da página

Moçambicanos concluem com êxito capacitação no Campus Morrinhos

0
0
0
s2sdefault
Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 18h25 | Acessos: 672

Professores estiveram na instituição no período de 16 a 30 de outubro.

imagem sem descrição.

Uma experiência de imenso valor pessoal, profissional e institucional. Assim é a melhor definição da estadia dos quatro professores do Programa de Formação de Formadores Moçambicanos no IF Goiano - Campus Morrinhos.

Algardás Damião Mabunda, Nobre Muria, Osvaldo Venancio Chacaí Veremo e Raúl Sizala C. Baraca chegaram no dia 16 de outubro, vindos do Campus Urutaí, e na última segunda-feira, 30, despediram-se de Morrinhos, rumo a Ceres, levando na bagagem muitos aprendizados e ótimas recordações.

Durante esses dias, os docentes realizaram curso de capacitação em diversas áreas. O cronograma de aulas foi bastante diversificado e incluiu temas como "História da Agricultura Brasileira", "Fatores que afetam a produção e qualidade do leite", "Sistemas embarcados e bem-estar animal", "Práticas culturais no cultivo do milho", "Práticas de Irrigação", "Extensão Rural", "Manejo integrado de doenças do tomateiro", "Manejo de doenças do cafeeiro", "Processamento de geleia de morango", "Inseminação artificial em bovinos", "Mecanização", "Estrutura linguística e variações do Português no Brasil e Moçambique", dentre outros.

Os intercambistas também participaram de eventos, como o lançamento do livro "O Macaco Juquinha", o "I Ciclo de Palestras em Ambiência, Comportamento e Bem-Estar Animal" e a "II Cavalgada da Equoterapia", e de atividades culturais, como a visita ao Museu Memorial do Cerrado, em Goiânia, e à cidade turística de Caldas Novas.

Raúl Sizala C. Baraca conta que foi muito bom estar no Campus Morrinhos e enfatiza que a instituição é focada em formar indivíduos dotados de capacidades e competências por meio da integração entre teoria e prática, transformando o estudante em um profissional visionário.

Para Algardás Damião Mabunda, momentos inesquecíveis foram vivenciados desde a recepção até a despedida. "A boa convivência e a amizade das pessoas tornaram a nossa estadia super especial e agradeço por esse carinho recebido. Quanto às aulas, o uso racional da água na irrigação e a mecanização agrícola constituem as principais áreas nas quais serei multiplicador de conhecimento no meu país”, afirma.

Nobre Muria ressalta que foi um intercâmbio realmente frutífero e destaca a aprendizagem científica e prática que adquiriu em matérias de nematologia, fruticultura, zootecnia, literatura e outros. 

O moçambicano Osvaldo Venancio Chacaí Veremo também cita os frutos colhidos e já fala em retornar ao campus futuramente para cursar mestrado. "Aprendemos bastante sobre várias áreas e gostei muito da parte prática das aulas, pois o mais importante é o saber fazer. A estrutura é boa, com bons laboratórios, e possui pessoal altamente qualificado que mostrou boa vontade, dedicação e prazer em transmitir o que sabem. Deu para perceber que amam o trabalho que fazem", diz Osvaldo, que acrescenta que todo aprendizado que tiveram é aplicável em Moçambique.

Participar do Programa de Formação de Formadores Moçambicanos também representa uma experiência de grande importância para o Campus Morrinhos. Segundo o Diretor-Geral Gilberto Silvério da Silva é gratificante poder fazer parte da história desses professores e contribuir de alguma forma com a educação de outro país.

O gestor frisa que é a primeira vez que a unidade realiza intercâmbio deste modelo. A iniciativa abre possibilidades para futuras parcerias que visem estreitar vínculos internacionais em prol da educação e estabelecer a difusão de culturas.

 

Fotos

 

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página