Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Registro de dados da Estação Meteorológica do Campus Morrinhos completa três anos

Publicado: Quarta, 14 de Março de 2018, 15h25 | Última atualização em Sábado, 17 de Março de 2018, 19h24 | Acessos: 1419

Informações coletadas estão disponíveis para acesso de toda a comunidade.

imagem sem descrição.

Neste dia 14 de março de 2018, o IF Goiano - Campus Morrinhos completa três anos de registro de dados da sua Estação Meteorológica. Durante esse período, desde 2015, a instituição vem desenvolvendo um importante trabalho ao disponibilizar informações que influenciam diretamente em atividades de pesquisa e experimentos da comunidade acadêmica interna e de demais instituições, bem como na rotina das propriedades rurais da região.

O professor responsável pela Estação Meteorológica do campus, César Antônio da Silva, explica que uma estação é um conjunto de equipamentos que medem ou registram dados de variáveis atmosféricas, caracterizando o tempo meteorológico de um local em determinado momento.

Os equipamentos de medição podem ser convencionais ou automáticos, sendo que nas estações convencionais, é necessária a presença diária de um profissional para coletar os dados medidos, enquanto as estações automáticas são equipadas com sensores que emitem sinais elétricos, os quais são captados por um dispositivo (data logger), possibilitando armazenar e processar os dados.

No caso do Campus Morrinhos, trata-se da estação modelo Vantage Pro2, do fabricante Davis, que foi instalada pela empresa Agrosystem e é composta por pluviômetro, anemômetro, sensores e antena que emite sinal e envia os dados, sem fio, até um console (painel com data logger) situado a aproximadamente 50 metros de distância.

Segundo o docente, o registro de dados é realizado a cada 30 minutos, totalizando 48 registros de cada variável meteorológica por dia. “São registrados os dados de temperatura do ar (mínima, média e máxima), umidade relativa do ar, velocidade do vento (média e máxima) e sua direção, precipitação pluvial, radiação solar e evapotranspiração de referência. O console é interligado a um computador, onde a cada 14 dias é feito o download e processamento dos dados”, descreve.

As informações coletadas são disponibilizadas no site do campus e atualizadas de forma contínua. “A publicação dos dados é muito relevante para alunos e professores de todos os cursos de Ciências Agrárias (Agronomia, Zootecnia, Mestrado em Olericultura, Técnico em Agropecuária) e até mesmo dos cursos da área de Informática, que trabalham com bancos de dados. A divulgação pode ainda estimular produtores rurais a monitorar variáveis meteorológicas em suas propriedades, pois influenciam diretamente na produção agrícola e animal, auxiliando no gerenciamento e tomada de decisão”, ressalta César.

O banco de dados está disponível para o acesso livre por parte de todos usuários. Para conferir e saber mais sobre o equipamento, acesse os links abaixo.

Acesse os dados meteorológicos

Conheça mais sobre a Estação Meteorológica Davis Vantage Pro2