Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Integração com a comunidade externa marca a I Semana da Literatura Infantil

Integração com a comunidade externa marca a I Semana da Literatura Infantil

Criado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 14h17 | Última atualização em Quarta, 25 de Abril de 2018, 18h42 | Acessos: 561

Evento ocorreu do dia 18 a 20 de abril.

imagem sem descrição.

Como forma de celebrar datas do mês de abril muito importantes relacionadas à literatura e ampliar os debates sobre a literatura infantil, o IF Goiano - Campus Morrinhos promoveu de 18 a 20 de abril a I Semana da Literatura Infantil.

Ao longo dos três dias foram realizadas diversas atividades, sendo a maioria delas ocorridas no auditório da biblioteca. O local, assim como os demais espaços da biblioteca, ganharam uma decoração especial associada à temática.

O evento começou na tarde de quarta-feira, 18, com a exposição de trabalhos de estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia e a visita de alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Humberto Jacinto e da Escola Educacional Construindo o Amanhã para a contação de histórias.

No período noturno, Ana Paula Ribeiro Lopes, da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrou a palestra "Emília, Marquesa de Rabicó, de ex-boneca a quase gentinha: a metamorfose pela linguagem".

O dia 19 de abril também foi marcado pela integração com a comunidade externa. Além de receber turmas de estudantes do ensino fundamental da Escola Pequeno Príncipe para a oficina sobre "Histórias em Quadrinhos", alunas do Campus Morrinhos estiveram no Colégio Estadual Silvio Gomes de Melo Filho, onde contaram histórias infantis marcantes, como "Chapeuzinho Vermelho" e "Dona Baratinha".

Com os olhares atenciosos, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar e expandir o gosto pela leitura por meio da prática. No caso daqueles que estiveram no campus, fazer parte das atividades promovidas pela I Semana da Literatura Infantil também foi uma forma de conhecer um pouco sobre a instituição, de maneira mais específica, a biblioteca.

A pequena Cecília de Paula da Silva, 7 anos, participou da oficina "Histórias em Quadrinhos" e ficou deslumbrada com a biblioteca e o seu auditório. Cursando o 2º ano do ensino fundamental na Escola Pequeno Príncipe, Cecília demonstrou bastante interesse pela literatura e muita habilidade ao usar a imaginação para criar a história "O gato e a lua" e ilustrá-la em forma de quadrinhos.

A programação de sexta-feira, 20, foi composta por oficinas e mesa-redonda, que tiveram a participação de estudantes do curso de Pedagogia e foram conduzidas por Edilson Alves de Souza e Vanessa Gomes Franca.

Em sua primeira edição, a Semana da Literatura Infantil foi encerrada com sucesso. De acordo com a organizadora, a bibliotecária Morgana Bruno Henrique Guimarães, o evento ocorreu de forma bastante positiva, indo além das suas expectativas. "A parceria com diversos setores na organização deu muito certo. Foi um ganho enorme para todos os envolvidos, para o curso de Pedagogia e para a instituição", afirma.

A responsável pelo evento destaca a importância da integração com as escolas de Morrinhos. "Nós conseguimos ultrapassar a meta de crianças que nós prevíamos atender. Foi uma quebra de rotina, pois essas crianças estão acostumadas com um ambiente completamente diferente e ficaram encantadas com a estrutura da biblioteca e com o auditório. Esse olhar de encantamento faz com que nós, servidores, olhemos também de um modo diferente o nosso campus", declara Morgana.

A segunda edição da Semana da Literatura Infantil já está prevista, uma vez que uma iniciativa que deu certo merece ter continuidade, proporcionando maior demonstração do trabalho desenvolvido no âmbito da instituição.

Datas comemorativas – A iniciativa de realização da I Semana de Literatura Infantil do IF Goiano - Campus Morrinhos teve como referência três datas comemorativas no mês de abril de grande relevância no universo da literatura. São elas: Dia 02/04 – Dia Internacional do Livro Infantil; Dia 18/04 – Dia Nacional do Livro Infantil; Dia 23/04 – Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. Essas datas foram atribuídas em homenagens a escritores.

Diante dessas datas comemorativas, notou-se a necessidade de realizar o evento, que representou uma excelente oportunidade de disseminar a temática e proporcionar novas formas de aprendizagem, ampliando a difusão de conhecimentos entre estudantes e profissionais e a integração com a comunidade externa.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos