IV CEIC: exposição de pôsteres movimenta tarde de atividades
Para este segundo dia de atividades do evento, foram selecionados 150 trabalhos de diferentes grandes áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas e Letras.

Dando continuidade à programação do IV Congresso Estadual de Iniciação Científica (CEIC), a exposição de pôsteres movimentou o Câmpus Morrinhos na tarde desta terça-feira, 22. Para este segundo dia de atividades do evento, foram selecionados 150 trabalhos de diferentes grandes áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas e Letras.
Na quarta-feira, 23, serão expostos mais 152 banners dessas mesmas áreas e de Engenharias. De acordo com o professor Emerson Trogello, membro da Comissão Científica do IV CEIC, todos os pôsteres serão avaliados, levando-se em conta cinco principais itens: qualidade gráfica do material, isto é, a disposição dos textos e imagens utilizadas; relevância do trabalho para a área; postura do expositor, domínio de conteúdo; e cumprimento das regras estabelecidas pelo congresso.
Do total de trabalhos, aproximadamente 70% (207) integram o campo das Ciências Agrárias, o que reflete a referência do IF Goiano na oferta de cursos ligados a essa área no âmbito de Goiás. Incluem-se neste grupo as graduações em Agronegócio, Agronomia, Engenharia Agrícola, Irrigação e Drenagem, Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Nas outras áreas, os 36 trabalhos de Ciências Biológicas estão ligados às sub-áreas de Biologia, Engenharia Ambiental e Meio Ambiente. Em Ciências Exatas e da Terra, tem-se 35 pôsteres relacionados à Informática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Química. Na área de Humanas e Letras, os 20 banners resultam de pesquisas ligadas à Educação, Letras e Pedagogia. Por fim, os quatro trabalhos de Engenharias trazem estudos em Engenharia Civil e Automação Industrial.
Jovens pesquisadores – Uma das particularidades do CEIC está no fato de reunir em um mesmo ambiente alunos de diferentes níveis de ensino, desde o médio-técnico ao doutorado. Com apenas 15 anos e no primeiro ano do curso técnico em Informática integrado ao ensino médio, o aluno do Câmpus Morrinhos, Bruno Lemke Castro, é um exemplo de que não é preciso esperar a graduação para iniciar a trajetória de jovem pesquisador.
“Como sou muito interessado em descobrir de onde vêm e para onde vão as coisas, resolvi aproveitar a oportunidade de participar de um projeto de pesquisa”, brincou o estudante, que é bolsista do Pibic Júnior e está sendo orientado pela docente do curso de Química, Cinthia Maria Felício, na pesquisa intitulada “Conscientização dos riscos do e-lixo na escola: conhecimento químico e preservação ambiental”. O projeto é desenvolvido e conta com a participação de Laurielly Maria Itacarambi, técnica e aluna de licenciatura em Química do Câmpus Morrinhos, e Mara Lúcia Lemke de Castro, professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e mãe do jovem pesquisador.
Clique aqui para conferir as fotos da exposição de pôsteres e minicursos desta terça-feira (22).
Assessoria de Comunicação Social – Câmpus Morrinhos
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