Página inicial > Últimas Notícias Morrinhos > Campus Morrinhos alcança excelente desempenho na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 13h24 | Última atualização em Sábado, 23 de Junho de 2018, 19h10 | Acessos: 925

Alunos da instituição estão na 6ª e última fase online da competição.

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos está sendo muito bem representado na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Até o momento, a instituição já conquistou o feito de ter duas equipes garantidas na 6ª e última fase online da competição. Ao todo foram sete equipes da instituição inicialmente inscritas.

A participação nesta etapa, que teve início na segunda-feira, 18, e segue até sábado, 23, significa que as duas equipes do Campus Morrinhos estão entre as quatro equipes do estado de Goiás que ainda permanecem na disputa, superando outras 303 equipes goianas.

A equipe “Vem Campinas” é composta pelos discentes Luis Gustavo Ribeiro, Gabryela Belmiro Santos e Samyra Mendes Neves, do 2º ano do curso Técnico em Alimentos. E a equipe “Historiadores do Silício” é formada pelos estudantes Gabriella Dias Bueno Martins e Raphael Roberto Gonzaga Estevão, do 2º ano do curso Técnico em Informática, e Marianna do Carmo Bueno, aluna do 1º ano do curso Técnico em Informática.

O campus começou a participar da ONHB no ano de 2016. Mesmo com uma participação recente, os resultados são bem significativos. Com a orientação dos professores Marcus Vinícius Costa da Conceição e Thelma Maria de Moura Bergamo, as equipes apresentaram até agora um excelente desempenho, já que estão a um passo de pela primeira vez classificar uma equipe representante para a final presencial, que será realizada na Universidade Estadual de Campinas, nos dias 18 e 19 de agosto de 2018

A convocação para a final será feita pela Comissão Organizadora da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil no dia 28 de junho. Até lá, estamos na torcida pelos nossos alunos!

ONHB - A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Em suas nove edições, a ONHB firmou-se como uma empolgante competição para equipes de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Brasil, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história do colégio. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

Desde a primeira edição a Olimpíada finaliza com uma fase final presencial para no mínimo de 800 finalistas [no mínimo 200 equipes], que comparecem à Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

Site da ONHB

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos, com informações da Assessoria de Imprensa ONHB