Página inicial > Últimas Notícias Posse > Bolsistas PIBID do curso de licenciatura em Ciências Biológicas constroem Horta e jardim didático na escola

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 11h24 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 15h30 | Acessos: 369

Bolsistas PIBID do curso de licenciatura em Ciências Biológicas constroem horta no Colégio Castro Alves

imagem sem descrição.

Com um projeto intitulado "Horta e jardim didático na escola", as oito bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano-Posse construíram, junto com os alunos e as alunas do ensino fundamental do Colégio Castro Alves, em Posse, Goiás, um espaço escolar para o cultivo de hortaliças e plantas ornamentais e para o aprendizado de botânica.

Sob a supervisão da professora de Ciências, Elisete Ferreira de Melo, e coordenação do professor Adriano Darosci, as bolsistas trataram do local, limpando o ambiente, preparando o solo e buscando os itens necessários para fazer o plantio. Além disso, preocuparam-se em adornar o local, confeccionando placas para serem fixadas no ambiente e estimular a valorização e conservação do mesmo. Plantaram, então, uma grama no futuro jardim e convidaram, por meio de palestra, os alunos e as alunas do colégio a colaborarem com a criação desse ambiente.

O sistema de horta escolhido foi o suspenso que ficou associado ao jardim que continha diferentes espécies de plantas. Para acomodar as hortaliças, as bolsistas usaram garrafas pet que fixaram em um dos muros da escola que já tinham sido, previamente, decorados por elas, através de pallets de madeira e tinta. Em interação com os alunos do ensino fundamental, dentro do novo ambiente didático do colégio, as bolsistas puderam abordar temas referentes a alimentação saudável e a educação ambiental. Na visão da bolsista Lorena Santos "A escola é o local onde passamos boa parte da nossa trajetória como alunos, então, o ideal seria que houvessem ambientes adequados de lazer e ensino disponíveis".

O espaço agora fica a disposição de toda à comunidade escolar do Castro Alves, produzindo alimento, lazer e conhecimento.