Página inicial > Últimas Notícias Posse > Campus participa da III Semana Integrada do Cerrado

Campus participa da III Semana Integrada do Cerrado

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 15h39 | Última atualização em Domingo, 26 de Novembro de 2023, 20h00 | Acessos: 417

No dia 15 de Setembro, o campus recebeu a visita da Escola Estadual Dr. João Teixeira Júnior, situada em Posse.

imagem sem descrição.

Foram em torno de 65 discentes, das turmas de sétimo ano, que foram recepcionados(as) para conhecer a estrutura do campus e fazer a trilha ecológica da escola-fazenda.

A atividade partiu da demanda dos professores da Escola Estadual, Paulo da Rocha e Júlio Souza, e foi atendida pelos servidores Adriano Darosci e Gislean Carvalho que aproveitaram a oportunidade para inclui-la na programação da III Semana Integrada do Cerrado, evento que ocorre em observância ao dia Nacional do Cerrado (11/09).

Durante a trilha, um percurso de aproximadamente 3Km, os(as) discentes tiveram a oportunidade de conhecer vários elementos da fauna e da flora do Cerrado, além das diferentes formações vegetacionais. Puderam ainda refletir sobre a relevância em se conservar o Cerrado, diante de toda biodiversidade e serviços ecossistêmicos que tal ambiente presta.

Contando com a participação dos alunos do campus que atuam no PIBID do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, as turmas ainda puderam participar de atividades lúdicas e didáticas, tal como a "carta do futuro", quando discentes são convidados a escrever uma mensagem sobre o Cerrado para o seu "eu" do futuro. Ao retornarem da trilha ecológica, tais discentes são convidados a ler a mensagem do seu "eu" do passado, a fim de ratificá-la ou aprimorá-la.

Para finalizar a visita, as turmas foram conduzidas as estufas da escola-fazenda para que um plantio simbólico de sementes de espécies nativas do Cerrado, colhidas ao longo da trilha, pudesse ser realizado. Ali, doações de mudas de espécies nativas também foram realizadas.

Ações como essa reafirmam o papel da extensão do IF Goiano, campus Posse, na promoção da qualidade do ensino e do ambiente na região.

Para saber mais: