Página inicial > Últimas Notícias Posse > Visita técnica ao povoado de Baco Pari

Visita técnica ao povoado de Baco Pari

Publicado: Domingo, 04 de Junho de 2017, 18h16 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2017, 18h58 | Acessos: 2208

O IF Goiano - Campus Posse visitou uma comunidade quilombola remanescente na região.

Na manhã do dia 02 de junho de 2017, a convite da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da senhora Jane Rakel, as servidoras Simone da Costa Estrela e Débora Sousa Martins visitaram o povoado de Bacupari, no município de Posse - GO. Esse é um povoado de remanescentes quilombolas como os demais espalhados no país que após a abolição da escravatura, infelizmente não se viram atendidos por nenhuma política de integração para se inserirem ao processo de desenvolvimento social do país. A visita iniciou no Centro Comunitário e Escola Baco Pari localizada a poucos metros da comunidade. A escola carece de muita atenção por parte do poder público de Posse, bem como do apoio de toda comunidade possense. Em seguida, visitamos o senhor Isaías, atual presidente dos quilombolas, o qual nos atendeu com muita atenção. O diálogo com o líder nos oportunizou uma ampla visão do povoado de Bacupari. Na ocasião visualizamos a possibilidade de trabalharmos em parceria com eles, na tentativa de aprendermos sobre suas tradições, seus hábitos e costumes para que possamos cada vez mais respeitá-los e claro, colaborarmos na medida do possível, para que tenham uma maior integração junto aos alunos e servidores do IF Goiano Campus – Posse, ou seja, uma aproximação para troca de conhecimentos e experiências. Portanto, para o IF Goiano – Campus Posse a visita foi muito rica, haja vista que reconhecemos essa comunidade não apenas na dimensão do espaço físico, mas para resgatar fatos, histórias e práticas do cotidiano marcadas por muitas lutas. Seguem algumas fotos: