Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > 170 formandos são diplomados em solenidades emocionantes

170 formandos são diplomados em solenidades emocionantes

Publicado: Domingo, 17 de Março de 2019, 10h22 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 15h23 | Acessos: 2856

Cerimônias aconteceram nos dias 14 e 15 de março e reuniram 118 concluintes de cursos de graduação e 56 formandos de cursos técnicos.

Na quinta-feira, dia 14, colaram grau os formandos dos cursos de Tecnologia em Agronegócio, Licenciatura em Química e Tecnologia em Saneamento Ambiental e receberam o certificado simbólico de conclusão de curso, os concluintes dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Alimentos, Contabilidade, Informática, Química e Segurança do Trabalho, além de Proeja/Alimentos e Proeja/Administração.

Na sexta-feira, dia 15, foi a vez dos formandos dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Licenciatura em Ciências Biológicas e Zootecnia.

Logo após declarada aberta a cerimônia de formatura, todos os presentes fizeram 1 minuto de silêncio em memória do acadêmico Fernando Henrique Farias Marques, do curso de Engenharia Civil, falecido recentemente, e também em memória dos estudantes e funcionários que foram vítimas do massacre da Escola Estadual Raul Brasil em Suzano, no Estado de São Paulo. Em seguida, deu-se o ritual próprio das solenidades de colação de grau, com os juramentos dos formandos, outorga de grau e discursos dos oradores.

Na solenidade de quinta-feira, falou em nome dos concluintes dos cursos técnicos, Rosângela Laura Braghin, do Proeja/Alimentos e em nome dos cursos de graduação (Agronegócio, Química e Saneamento Ambiental), Bianca Therezinha Crestani, do curso de Tecnologia em Agronegócio.

A cerimônia foi presidida pelo pró-reitor de extensão, professor Sebastião Nunes Rosa Filho (representando o reitor, professor Vicente Pereira de Almeida) e acompanhada pelos dirigentes do Campus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha, diretor-geral; professor Edson Luiz Souchie, diretor de ensino; professor Alan Carlos Costa, diretor de pós-graduação, pesquisa e inovação; professor José Wéselli de Sá Andrade, diretor de extensão e professora Haihani Silva Passos, gerente de ensino médio e técnico.

Na solenidade de sexta-feira - presidida pelo Magnífico Reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida - discursou em nome da turma, Yasmin Alves Barros, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A oradora relembrou momentos vividos pelos acadêmicos desde a aprovação na seleção para ingressar no curso até os momentos finais, passando pelos principais desafios. Em suas palavras, agradecimentos a todos que estiveram aos seus lados durante a jornada acadêmica, em especial os familiares e professores.

Em discurso emocionante, professor Edson Souchie falou de afeto aos estudantes e respeito pelos seus direitos de adquirir conhecimentos acadêmicos e humanísticos. Aproveitou para destacar a gratuidade do ensino ofertado no IF Goiano e os conceitos de excelência atribuídos pelo MEC à instituição.

Professor Anísio, diretor-geral do campus, também destacou os princípios norteadores da instituição, que prezam pela responsabilidade de gerir os recursos visando investimentos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O diretor aproveitou para destacar os trabalhos do formando de Engenharia Civil, Bruno Henrique de Oliveira, que, por meio de seu estágio colaborou na edificação do Centro de Cultura e Eventos Jatobá, onde estava sendo realizada a cerimônia.  Na formatura de quinta-feira, professor Anísio pediu aplausos na forma de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) à formanda Thayline Oliveira de Sá, do curso Técnico em Alimentos, que é surda.

Professor Vicente, reitor do IF Goiano, ressaltou o orgulho que tem do Campus Rio Verde. Ele que foi aluno da instituição, está à frente da reitoria por dois mandatos consecutivos. Professor Vicente aproveitou seu exemplo para dizer aos formandos que a jornada está apenas começando e que eles podem ir muito mais longe continuando na instituição nos cursos de mestrado e doutorado que ela oferece.

Nos dois dias de solenidades, cerca de 2 mil pessoas passaram pelo auditório Jatobá. Uma festa que reuniu amigos, familiares e professores dos formandos.

Seção de Comunicação Social e Eventos