Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Pesquisas no Ensino pautam discussões do segundo dia de Seminários
Rio Verde

Pesquisas no Ensino pautam discussões do segundo dia de Seminários

Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 12h58 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 10h53 | Acessos: 979

Durante a manhã, palestrantes debateram assuntos voltados para as áreas de Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas e Linguagens. Discussões sobre a pesquisa na formação e prática docente encerraram o evento no período da tarde.

A manhã do último dia de atividades do Seminário Internacional de Formação de Professores, que aconteceu de forma conjunta com o II Seminário do Programa Residência Pedagógica do IF Goiano e o III Seminário do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do IF Goiano,  foi marcada por debates voltados para as pesquisas no ensino, tanto em Ciências da Natureza e Matemática, como em Ciências Humanas e Linguagens.

O tema voltado para a pesquisa no ensino das Ciências Humanas e Linguagens foi desenvolvido pelos professores da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), Espanha, Joan Pagés Blanch, e do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Paulo Alberto da Silva Sales.

Em Sua fala, o professor da UAB, expôs um breve histórico de sua experiência pessoal na formação docente e falou sobre o triângulo didático que se estabelece na relação entre aluno, professor e saber. De acordo com ele, para entender a educação como mais do que uma simples transferência de tendências, preconceitos e conteúdos obsoletos para alunos desinteressados é necessário que o professor dê atenção aos seus próprios referenciais.

Para Joan, “a didática das ciências humanas e sociais é uma disciplina de pesquisa que analisa os conteúdos, objeto de ensino e aprendizagem das ciências humanas e sociais (história, geografia, cidadania, etc.) e os transforma em conhecimento útil para a educação de professores e para os administradores do currículo”.

Já Paulo Alberto, falou sobre a pesquisa em linguística e literatura, abordando as perspectivas e desafios teórico-metodológicos da área. O professor mostrou como a pesquisa vem se configurando na prática pedagógica e a perspectiva que os estudos em linguística e literatura estão caminhando. Paulo pontuou ainda questões referentes ao ensino feito pela pesquisa em Linguística e em Literatura.

O debate sobre a Pesquisa no Ensino das Ciências da Natureza e Matemática, contou com a participação da professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Giselle Roças, e do professor Iran Abreu Mendes, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O momento proporcionou discussões acerca de temas como as principais falhas na formação docente. De acordo com Giselle, uma das principais questões nesse sentido refere-se ao fato daqueles professores que não incentivam o pensamento crítico do aluno. “É preciso pensar em momentos diferentes da prática cotidiana, outras situações em sala de aula que permitam uma integração diferenciada”, explica.

No período da tarde, o debate sobre a pesquisa na formação e prática docente reuniu os dois professores estrangeiros, Joan Pagés Blanch, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e José Augusto Pacheco, da Universidade do Minho de Portugal.

Com uma linha teórica comum, os debatedores ressaltaram a importância da investigação na formação do professor. Para Joan, o professor deve conhecer a sua história, por isso, a importância de se fazer pesquisa em sua área de atuação. "Os professores precisam levar os problemas para serem discutidos, pesquisados", pontuou. Em consonância com o professor espanhol, Pacheco reiterou a importância da investigação contextualizada. "A investigação deve estar no contexto, na realidade da sala de aula".

Quando questionados pelos participantes sobre o atual contexto brasileiro em que se refuta o saber científico e se discute a extinção de cursos de Filosofia e Sociologia, os professores estrangeiros disseram que deve-se ter sempre em mente que a escola não pode ser causadora de injustiça social. Professor Pacheco finalizou com uma frase de Nelson Mandela "A Educação é uma arma para a construção do futuro" e fez questão de ressaltar o valor de Paulo Freire para a educação mundial, em especial para os países que fazem parte da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura.

São eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Um sorteio de livros fechou as atividades dos Seminários de Educação que reuniram cerca de 2 mil participantes no Campus Rio Verde durante dois dias.

Setor de Comunicação Social e Eventos do Campus Rio Verde

Colaborou: Coordenação-geral de Comunicação Social e Eventos do IF Goiano