Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Circuito Beija-Flor: conscientização ambiental no câmpus

Circuito Beija-Flor: conscientização ambiental no câmpus

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 19h38 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2015, 08h53 | Acessos: 1235

O Programa Circuito Beija-Flor: Educação Ambiental, Arte e Cultura no Jardim Botânico promove atividade de conscientização ambiental envolvendo adultos e crianças.

Crianças durante visita a fazenda do câmpus

A primeira edição do Circuito, denominada “Conhecendo o Trabalho dos Meus Pais”  teve como principal objetivo promover a integração de familiares dos servidores ao seu ambiente de trabalho por meio de atividades de preservação ambiental. Crianças entre 1 e 12 anos de idade participaram de oficinas de reciclagem de papel, conheceram laboratórios e até realizaram experimentos ao lado de professores, técnicos administrativos e estudantes.

A criançada também visitou a fazenda do câmpus para ver de perto filhotes de bovinos, suínos, caprinos, ovinos, aves e coelhos, realizou plantio de mudas de hortaliças e participou de diversas atividades culturais e brincadeiras educativas promovidas pela equipe organizadora em conjunto com o Núcleo de Artes, Ciências e Cultura (Naif).

A  “caça ao tesouro” foi outra atividade que atraiu a garotada. Uma caixa repleta de doces foi escondida em uma área de cultivo de árvores frutíferas e meninos e meninas se empenharam para encontrá-la. Segundo os monitores, essa brincadeira teve o propósito de proporcionar aos participantes uma interação maior com a natureza. “As crianças não se intimidaram em embrenhar-se em meio às árvores e revolver a terra com as mãos”, conta professora Sandra Mara de Oliveira, uma das idealizadoras do projeto.

O Circuito Beija-Flor faz parte do conjunto de ações vinculadas do Jardim Botânico. De acordo com os organizadores, além de integração da família/escola, o evento contribuiu para a conscientização do papel de todos na educação ambiental.

Confira fotos