Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Empreendedorismo e inovação no agronegócio é tema de abertura de eventos integrados

Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 10h40 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 16h43 | Acessos: 971

Teve início, na noite desta terça-feira (01), o VI Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio (Sitagro), 1º Congresso Nacional de Administração, Empreendedorismo e Inovação (Conaei) e IV Encontro de Egressos do curso de Tecnologia em Agronegócio. O conferencista de abertura foi Félix Andrade da Silva da ABIPTI.

A primeira noite dos eventos reuniu dirigentes do Instituto Federal Goiano e representantes das instituições parceiras, como, Faculdade Almeida Rodrigues (FAR), Universidade de Rio Verde (UniRV) e UniBRAS. Também esteve presente, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Rio Verde, Denimárcio Borges de Oliveira.

A cerimônia contou com a participação da Banda Municipal de Rio Verde.

Conferência de abertura

Professor Félix Andrade da Silva, representante da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI – DF) falou das ações da Associação, que está completando 39 anos. Segundo ele, a entidade reúne instituições públicas e privadas que atuam no ramo de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico.

Em seguida, tratou do tema central de sua conferência “Empreendedorismo e Inovação no Agronegócio”. Uma ilustração densa das transformações das empresas nos últimos séculos, citando a Era da Mecanização, da Eletricidade, da Automação e dos Sistemas Cyberfísicos, que incluem inteligência artificial e internet das coisas.

O palestrante fez questão de citar a importância do investimento público nas pesquisas, ressaltando o atual contingenciamento que prejudica pesquisas desenvolvidas pelos Institutos Tecnológicos. Andrade explicou que o Estado deve fomentar as pesquisas básicas, uma vez que cabe ao empreendedor atuar nos processos de produção e marketing.

Relato de experiência

O empresário Evaristo Lira Baraúna, que atua no ramo do agronegócio, foi convidado para apresentar sua história de superação. Mato-grossense, de origem humilde, mudou-se para Goiás para estudar e foi em Rio Verde que construiu seu império, que emprega, atualmente, cerca de 600 trabalhadores diretos.

Evaristo contou das decisões que precisou tomar e que foram cruciais para o seu sucesso. O empresário fez questão de dizer que um de seus filhos foi aluno do campus no curso Técnico Agropecuária e é ele quem hoje gerencia uma de suas empresas.

Na programação desta quarta-feira, dia 02, consta a palestra com o tema "Impacto socioambientais da agropecuária nos territórios: problemas e alternativas", com professor Adriano Oliveira da IESA/UFG, seguida de relato de experiência da professora do Campus Rio Verde, Frankcione Borges de Almeida.

Confira a programação completa no site dos eventos

Seção de Comunicação Social e Eventos