Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Multidimensionalidade das cidades inteligentes é tema de abertura do 8º CPPG e 9º Semapós

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 12h49 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 17h59 | Acessos: 831

Além do 8º Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus Rio Verde (CPPG) e 9º Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação do IF Goiano (Semapós) estão acontecendo, simultaneamente, o 1º Simpósio de Engenharia Ambiental (Simpea) e o 4º Simpósio de Engenharia Civil (Simpec). Atividades prosseguem até sexta-feira (08).

Estiveram presentes na cerimônia de abertura dos eventos integrados o reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, e o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Fabiano Guimarães, além de dirigentes do Campus Rio Verde, como, o diretor de pesquisa e pós-graduação, professor Alan Carlos Costa, e o diretor de ensino, professor Edson Luiz Souchie.

Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental foram representados pelos respectivos presidentes de seus Centros Acadêmicos, Igor Moura Guimarães e Leonardo Carvalho Barbosa.

Entre os convidados estavam o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Robson Domingos Vieira, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Rio Verde, Denimárcio Borges de Oliveira, na ocasião representando o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.

Em seu discurso, o Secretário destacou a importância do IF Goiano para tornar o município de Rio Verde ainda mais conhecido e reconhecido no cenário nacional. Robson Domingos chancelou a fala do secretário pontuando que visualiza a sinergia que existe entre a instituição e o município.

O reitor do IF Goiano, professor Vicente, fez questão de lembrar da importância das parcerias com outras instituições para o crescimento das unidades do IF Goiano, citando, como exemplo, ações que envolvem a prefeitura municipal de Rio Verde e a Fapeg. Fator também citado pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Fabiano Guimarães, quando destacou o avanço da pesquisa e pós-graduação no Campus Rio Verde, que em uma década, saltou de 1 para 13 programas, atualmente com uma oferta anual de vagas que já passa de 250.

Professor Alan, diretor de pesquisa e pós-graduação do Campus e um dos organizadores dos eventos integrados, lembrou que as atividades seguem uma dinâmica de ensino verticalizado, uma vez que envolvem alunos de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Para ele, os eventos, além de ajudar na formação dos acadêmicos, contemplam a prestação de contas dos investimentos feitos pelas agências de fomento, que, por meio de disponibilização de recursos, incentivam o desenvolvimento da pesquisa no campus.

Representando o diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Edson Luiz Souchie ressaltou a importância desses investimentos em todos os níveis de ensino. Segundo ele, a articulação entre o ensino e a pesquisa explica o grande avanço que a instituição teve na última década, tanto no crescimento da oferta de vagas nos cursos técnicos e de graduação, como nos cursos de pós-graduação.

Sobre a Iniciação Científica, professor Leonardo Nazário citou que o campus tem hoje 100 professores vinculados aos programas e 250 alunos em formação.

Conferência de abertura

"Multidimensionalidade das Cidades Inteligentes" foi o tema da conferência de abertura conduzida pela Dra. Beatriz Barreto Brasileiro Lenza e mediada pelo professor do Campus Rio Verde, João Areis Ferreira Barbosa Júnior.

Segundo Beatriz Lenza, "Cidades Inteligentes" possui um conceito que ainda está em construção, mas o que não se pode negar é que este está atrelado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), significando que o grande desafio das políticas públicas é fazer uso das tecnologias para ligar o ambiente natural com o ambiente construído, gerando atratividade.

De acordo com a pesquisadora, a tendência é de que até 2050, 95% da população brasileira esteja vivendo nas cidades, o que demanda um grande aparato tecnológico para resolver problemas diversos, como de mobilidade urbana. Para ela, a interação entre as administrações públicas e as instituições de ensino é preponderante para a formação de pessoal capacitado para lidar com as demandas que já estão surgindo.

O momento cultural da noite ficou por conta da dupla Lucas Machado e Mariana Oliveira, músicos da Casa de Música de Rio Verde.

Acesse o site dos eventos e fique por dentro de toda a programação.

Assessoria de Comunicação Social do Campus Rio Verde