Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Ciência, arte e cultura na formação integral do indivíduo é tema de debate

Ciência, arte e cultura na formação integral do indivíduo é tema de debate

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 19h40 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 19h56 | Acessos: 873

Mesa redonda foi composta por pesquisadores da arte e cultura na Educação: Everson Melquíades da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Flávia Maria Cruvinel, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pedru Maria, da Fundação de Cultura de Rio Verde.

As discussões tiveram início com Pedru Maia que aproveitou o momento para falar da diferenciação entre os conceitos de arte e cultura. Segundo ele, o primeiro é inerente ao indivíduo, já o segundo está ligado à sociedade.

Pedru, que é ator e diretor de teatro com formação em direção teatral no contexto da Educação, afirma que tanto a arte, como a cultura, caminham junto com a Educação.

Flávia Cruvinel, que está à frente das ações culturais da Universidade Federal de Goiás, apresentou a política cultural da UFG, segundo ela, baseada em parâmetros bem definidos, que vão da concepção de cultura, passam pelo fortalecimento e valorização das manifestações culturais e prosseguem com parcerias, envolvimento e participação da comunidade.

Para Flávia, é imprescindível a democratização do acesso às manifestações artísticas e culturais, com a prática de preços acessíveis e políticas inclusivas. Ela também acrescenta a importância da valorização do novo sem desapego do tradicional.

Everson Melquíades encerrou a rodada de exposições falando da importância da articulação entre ciência, arte e cultura com vistas à formação integral do indivíduo. Para ele, esse é um direito do cidadão que precisa ser respeitado. O pesquisador pernambucano considera que a arte ajuda na formação em outra perspectiva e não apenas técnica. Ele citou que em algumas faculdades de medicina, disciplinas ligadas à arte e cultura já constam de suas matrizes curriculares.

Por fim, Melquíades comemorou o fato de um Instituto Federal estar realizando um festival de ciência, arte e cultura, algo que ele disse não ter notícias de que já tenha sido realizado por uma instituição voltada para a formação técnica e científica. “Onde há arte, há esperança. Esse é um sinal de que estamos resistindo”, finalizou.

Os trabalhos foram mediados por Roseli Gonçalves da Rocha, do Instituto Federal Goiano.

Acesse a programação completa do Art'cum Cerrado Festival.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos