Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Festival tem noite de homenagens à cultura afro-brasileira

Festival tem noite de homenagens à cultura afro-brasileira

Publicado: Sábado, 23 de Novembro de 2019, 10h50 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 18h52 | Acessos: 1100

Dani França encerra as atrações da segunda noite do Art’cum Cerrado Festival com um empolgante show de samba de raiz.

A temática das atrações da noite foi voltada às manifestações artísticas e culturais da comunidade negra. Mais do que uma diversão cheia de graça e colorido, o momento foi de reflexão sobre a vida e a resistência do negro  em uma sociedade ainda dominada pelo racismo.

Quem entrava no auditório Jatobá era recepcionado por uma decoração inusitada: uma girafa e um elefante ao lado de um pé de ipê, retratando a integração entre o cerrado e a savana africana.

André Batista, criador da obra, é aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Rio Verde.

A dança tribal afro-brasileira com intervenção da capoeira foi a primeira atração da noite. O número contou com a participação de dançarinos da Escola de Dança Luiza Nunes e de capoeiristas do Grupo de Capoeira Gamboa.

A dança afro foi apresentada pelo servidor do campus, Lenildo Gouveia, e pelo dançarino Edilson.

Uma performance de puro encanto e beleza que arrancou longos aplausos da plateia.

Em seguida, Alaor Vieira, da Academia Rio-verdense de Letras, Artes e Ofícios, declamou o poema, de sua autoria, intitulado “Brasil Negreiro”, que retrata de forma singela e ao mesmo tempo, muito profunda, o cotidiano do negro dentro de uma nação marcada pela crueldade do preconceito e racismo.

Walquíria Wal emocionou a todos com a declamação do poema “Me gritaram negra", de Victória Santa Cruz.

A artista também apresentou o número musical "Um canto negro" ressaltando as dores do trabalhador negro em uma sociedade que ainda escraviza.

A noite também foi de lançamento oficial da Associação das Mulheres Negras de Rio Verde.

Com roupas e turbantes coloridos e muita graciosidade, um grupo de mulheres desfilou por entre a plateia e terminou sua performance no palco do Art’cum. O momento contou com a participação de Jane, Miss Beleza Negra da América.

Dani França foi a última atração da noite.

A artista e sua banda apresentaram um belíssimo show de samba de raiz. No começo, mais intimista, mas, não demorou muito e sua alegria e carisma contagiaram a todos que se levantaram e dançaram até o final da apresentação.

Uma noite perfeita que deixou um gostinho de quero mais.

A programação prossegue neste sábado. Confira AQUI

Assessoria de Comunicação Social e Eventos