Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Deslocamento de trecho da Sul Goiana para a Av. do Pequi

Deslocamento de trecho da Sul Goiana para a Av. do Pequi

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 17h06 | Última atualização em Quinta, 28 de Novembro de 2019, 20h03 | Acessos: 1146

Solicitação feita pela direção-geral do Campus Rio Verde em 2017 à prefeitura municipal poderá ser atendida em 2020.

Rodovia Sul Goiana e Avenida do Pequi
imagem sem descrição.

Um trecho de cerca de 56 mil m² da Rodovia Sul Goiana atravessa as dependências do Campus Rio Verde. De um lado da estrada estão prédios pedagógicos, prédios administrativos, laboratórios, ginásio de esportes, campo de futebol, centro de convivência, etc. Do outro lado estão o auditório Jatobá, o setor de transporte, a biblioteca, o ambulatório, salas de aula, laboratórios e os setores de produção. A Fazenda Escola é entrecortada pela estrada.

A transferência deste trecho para a via lateral, localizada entre a instituição e os Bairros Gameleiras 1 e 2, é uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica, considerando os transtornos que ocorrem devido a separação das dependências da instituição, sobretudo, em relação à segurança e danos ambientais.

De acordo com os dirigentes do campus há registros de furtos de animais e equipamentos, além de atos de vandalismo em instalações e locais de experimentos. Também é comum o depósito de lixo nas laterais da estrada, que, além de prejudicar o meio ambiente, afeta importantes áreas de pesquisas.

Da forma como está, a segurança no trânsito também fica comprometida, devido ao grande fluxo de veículos que passa pelo local e a intensa circulação de pedestres. Além de alunos e servidores da unidade, o campus recebe diariamente grande número de visitantes.

Permuta de território

O perímetro urbano da Rodovia Sul Goiana é de responsabilidade da prefeitura municipal de Rio Verde, que respondeu recentemente à reivindicação sinalizando a execução das obras de transferência da estrada.

O documento entregue ao gabinete da direção-geral solicita ao IF Goiano – Campus Rio Verde a permuta de uma área de cerca de 40 mil m². O trecho a ser cedido pela instituição será utilizado para a continuidade da duplicação da Avenida do Pequi, nos bairros Gameleira 1 e 2. De acordo com a prefeitura, com a duplicação, a avenida terá capacidade para circulação dos veículos que passam pelos bairros e também de veículos que hoje transitam pela Sul Goiana. Assim sendo, o trecho que hoje é parte da Rodovia Sul Goiana passa a fazer parte do território do campus.

Segundo o diretor-geral do campus, professor Anisio Correa da Rocha, e a diretora de administração e planejamento, Lucilene Bueno Borges de Almeida, todas as medidas para que a permuta seja feita estão sendo tomadas junto à procuradoria federal. A intenção é de que a transferência do domínio das áreas ocorra o mais breve possível para que as obras sejam iniciadas.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos