Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Multinacional financiará projetos de responsabilidade social elaborados por professores do campus

Publicado: Segunda, 30 de Março de 2020, 13h10 | Última atualização em Terça, 07 de Abril de 2020, 16h14 | Acessos: 632

Os projetos aprovados, "Meliponário" e "Mundo dos Insetos - Educar para Preservar" estão de acordo com os pilares de engajamento com a comunidade e Educação para jovens. Serão financiados pela Corteva Agriscience.

Um dos projetos aprovados foi "Meliponário", que tem como responsáveis, os professores: Priscila Alonso dos Santos e Leandro Cappato. O valor destinado para a execução das ações é de USD 21.000, transformados em reais no momento do câmbio. O outro é  Mundo dos Insetos - Educar para preservar, sob a responsabilidade do professor Pablo Gontijo. O projeto será custeado com o valor de USD 8.000, também transformados em reais no momento do câmbio.

De acordo com o professor Pablo da Costa Gontijo, "Mundo dos Insetos", que está sob sua coordenação, tem como foco a educação de crianças com o objetivo de despertar nelas o olhar científico para o mundo, estimulando sua curiosidade.

Segundo ele, todo o  projeto será desenvolvido em uma linguagem acessível e lúdica para as crianças, para que elas possam compreender a importância dos insetos e suas relações no mundo.

Como atividades desse projeto, serão realizadas visitas às escolas em formato de "feira de ciências" para demonstração de insetos, palestras e atividades recreativas. Além disso, os alunos terão a oportunidade de conhecer o laboratório de entomologia do Campus Rio Verde e ver de perto como é ser um cientista que trabalha com insetos.

Já os professores Priscila Alonso dos Santos e Leandro Pereira Cappato, que coordenam o “Meliponário”, afirmam que o principal objetivo das ações ligadas aos projetos será a conscientização da importância das abelhas nativas sem ferrão. As atividades serão executadas por meio de palestras, cursos e oficinas, sempre com o propósito de contribuir e preservar o meio ambiente.

O projeto é uma construção coletiva que envolve alunos, como a discente do curso Técnico em Alimentos, Luana Nogueira Silva, e os professores Pablo Gontijo, Fernando Henrique Antoniolli Farache e Alan Carlos Costa. Foi idealizado a partir de uma iniciativa do aluno Fernando Augusto Souza Floriano, do curso Técnico em Biotecnologia.

Para os coordenadores do projeto, a construção de um Meliponário no IF Goiano irá trazer muitos benefícios para a comunidade, uma vez que a criação racional de abelhas sem ferrão – ou abelhas nativas facilitará o desenvolvimento de pesquisas científicas, Educação e conservação ambiental

A previsão é de que os dois projetos sejam executados ao longo deste ano.