Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Professor do campus torna-se membro do ICEBE

Professor do campus torna-se membro do ICEBE

Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 09h46 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 10h05 | Acessos: 1299

O geógrafo e professor Fernando Uhlmann Soares foi escolhido o mais novo membro do Instituto Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (ICEBE). Com a nomeação, professor Fernando torna-se um representante do Campus Rio Verde dentro Instituto.

O convite foi feito pelo presidente do ICEBE, o professor e poeta Dr. Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado, que acompanha o trabalho de pesquisa geográfica e social que o professor Fernando desenvolve junto ao migrante nordestino em Rio Verde, resultante de sua pesquisa de doutorado em Geografia, em consonância com o grupo de pesquisa Espaço, Sujeito e Existência da Universidade Federal de Goiás.

Segundo o professor Fernando Uhlmann, Rio Verde possui um gigantesco número de migrantes nordestinos que contribuem com o crescimento econômico da cidade e, portanto, precisam ser ouvidos pela academia, pelo poder público e pela sociedade. "A leitura geográfica sobre a migração e, especificamente, sobre o trabalhador nordestino nos permite superar a estreita representação de causa e efeito,entre ‘sair’ e ‘chegar’, do processo migratório", afirma.

Ainda de acordo com o professor, o estudo também contempla uma leitura mais profunda que incluem conteúdos importantes da vida do migrante, como, sua linguagem, costumes, hábitos e suas formas de morar em Rio Verde.

O presidente do ICEBE, Dr. Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado, diz ser uma honra ter o professor Fernando Uhlmann representando o ICEBE, expandindo a cultura, educação e princípios de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social junto à juventude do sudoeste goiano.

Participaram do momento da nomeação, de forma virtual, os professores e membros do ICEBE: Dr. Nilson Gomes Jaime, escritor e vice-presidente do ICEBE; o PhD. Eguimar Felício Chaveiro, professor titular da UFG e escritor membro da Academia Trindadense de Letras e; o PhD. Ricardo Júnior de Assis Fernandes Gonçalves, professor da UEG e editor chefe da Revista Sapiência.

[Da esquerda para a direita, parte superior: Ricardo Gonçalves e Bento Fleury Curado; parte inferior: Eguimar Chaveiro e Nilson Gomes Jaime]

Como membro do ICEBE, professor Fernando passa a ocupar a cadeira de número 40. Terá como patrona a imortal escritora Yêda Schmaltz,  nordestina, natural de Recife, Pernambuco, mas que se mudou para Goiás ainda criança. Formada em Letras e em Direito, foi professora do Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás e deixou um legado de contos e poesias.