Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Diretoria de Ensino esclarece os critérios adotados pelo campus para a retomada do calendário acadêmico

Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 10h55 | Última atualização em Quinta, 30 de Abril de 2020, 19h42 | Acessos: 2355

No Campus Rio Verde uma Comissão de Acompanhamento e Gestão de Educação a Distância foi nomeada para acompanhar as ações ligadas ao retorno das aulas na modalidade EaD.

De acordo com a Diretoria de Ensino (Diren), todas as ações do Campus Rio Verde estão pautadas em levantamentos realizados junto à comunidade acadêmica e às análises do cenário da pandemia, que mudam quase que diariamente, mas, principalmente, na intenção do IF Goiano de minorar os prejuízos dos alunos, sem desviar do objetivo de fornecer educação pública, gratuita, de qualidade e de forma igualitária.

Conforme a Diren, aos alunos está sendo recomendado o curso de capacitação “Moodle para Estudantes do IF Goiano”, disponível AQUI. O curso tem duração de 20 horas. É ministrado totalmente à distância e é autoinstrutivo, isto é, não há interação com professor. O curso não é obrigatório, mas é importante para que todos conheçam o ambiente virtual onde as atividades não presenciais ocorrerão.

O prazo ideal para se fazer o curso é entre 20/04/2020 e 03/05/2020. Os professores também estão fazendo esse curso a fim de que a oferta das disciplinas seja baseada na qualidade que se espera do IF Goiano.

Em relação às disciplinas, a Comissão Local de Acompanhamento e Gestão de Educação a Distância, em conjunto com as Coordenações de Curso e professores, está fazendo uma seleção de disciplinas que serão ofertadas na modalidade não presencial. A seleção leva em conta a autonomia do docente e a adequação das ferramentas virtuais para cada disciplina, período e curso.

As aulas das disciplinas selecionadas terão início na modalidade não presencial em 04/05/2020, e ocorrerão em forma de um projeto piloto, por 15 dias. Nesse período, a Comissão Local de Acompanhamento e Gestão de Educação a Distância avaliará a oferta de disciplinas, levando em conta, tanto os aspectos do docente, quanto dos alunos, com o objetivo de verificar se a qualidade do ensino e o alcance das disciplinas está sendo satisfatório.

Para a Diretoria de Ensino, essa avaliação é fundamental para a continuidade – ou não – das atividades não presenciais. Caso o professor, em conjunto com a Comissão Local de Acompanhamento e Gestão de Educação a Distância e as coordenações de cursos, considere que suas disciplinas não podem/devem ser ofertadas de forma não presencial, suas cargas horárias deverão ser cumpridas quando do retorno às atividades presenciais, em data que será definida seguindo critérios técnico-científicos das autoridades de saúde.

A Diren garante que os alunos com necessidades educacionais específicas serão devidamente contemplados com atenção especial da Comissão Local de Acompanhamento e Gestão de Educação a Distância e do NAPNE.

Acesse:

Comunicado da Diretoria de Ensino

Portaria 731, de 16 de abril de 2020

Curso de Moodle para professores e estudantes