Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Projetos de alunos do campus são aprovados pelo Programa Centelha

Projetos de alunos do campus são aprovados pelo Programa Centelha

Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2020, 17h17 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 11h01 | Acessos: 490

Das 28 empresas aprovadas na etapa final da competição do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores –  O Centelha Goiás, 3 são de alunos do Campus Rio Verde.

O anúncio dos vencedores foi feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Os projetos selecionados vão receber até 60 mil reais para a execução de seus negócios. Os benefícios serão concedidos pelo Governo de Goiás e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A escolha levou em consideração as melhores propostas de empreendimentos de base tecnológica que apresentaram ideias inovadoras, seja produtos (bens ou serviços) ou processos. Os setores de aplicação dos projetos que mais se destacaram foram Saúde e Bem Estar, Meio Ambiente e Bioeconomia, Agronegócio, Fabricação de Alimentos e Bebidas, Economia Criativa e Química.

Na fase de inscrições, o programa recebeu  ideias criativas de 64 municípios goianos, tendo representantes das regiões Centro, Leste, Noroeste, Norte e Sul, um total de 917 propostas. Os alunos do Campus Rio Verde que tiveram projetos aprovados na fase final foram: Arthur Almeida Rodrigues, com o projeto “Rays-x Of Seeds” (temática: Biotecnologia e Genética); Fernando Rodrigues Cabral Filho, com o projeto “Produção de tomate desidratado” (temática: Automação) e Alefe Viana Souza Bastos, com o projeto “Desenvolvimento de hidrogel à base de vinhaça concentrada”, (temática: Química e Novos Materiais).

Segundo o cronograma do edital, o prazo para a constituição da empresa e inserção de documentos para a contratação vai até o dia 27 de julho. A contratação dos projetos selecionados deverá ocorrer até 11 de agosto de 2020. Os contemplados deverão participar de capacitações a serem agendadas posteriormente pela Fapeg. Os projetos serão acompanhados por um ano após a contratação.

O Centelha Goiás é promovido pelo Governo do Estado por meio da Fapeg, em parceria com o MCTIC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação Certi.

Com informações da Assessoria de Comunicação – Fapeg