Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Educação para o trânsito: webinar reforça o papel dos engenheiros civis
Início do conteúdo da página

Educação para o trânsito: webinar reforça o papel dos engenheiros civis

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 29 de Mai de 2020, 13h01 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 10h30 | Acessos: 614

Everaldo Valenga Alves, coordenador geral de Educação para o Trânsito do Denatran, fala com estudantes de Engenharia Civil por meio de webinar organizada pela coordenação do curso em parceria com a Diretoria de Extensão. A palestra também foi acompanhada por pesquisadores e profissionais ligados ao trânsito de diversas instituições do país.

De acordo com o palestrante, a Engenharia Civil exerce papel fundamental para a organização do trânsito, tanto do ponto de vista social, como ambiental. Valenga ressaltou a carência de formação específica de engenheiros para atuar no tráfego, o que acaba levando muitos engenheiros civis para essa área. Segundo ele, uma alternativa seria uma  formação transversal do acadêmico de Engenharia Civil, que esteja fundamentada em uma grade que contemple também conteúdos ligados ao tráfego.

O Brasil tem um vasto território e cada região tem sua peculiaridade, segundo o palestrante, o que acentua os desafios para a redução de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito. Dentre esses desafios, está a formação do condutor, de acordo com Valenga,  que precisa ser preparado de forma ampla, levando em conta os princípios ligados à cidadania.

Nesse período de pandemia, muitas situações preocupantes relacionadas ao tráfego já podem ser observadas, a exemplo do aumento do uso de motocicletas para serviços de entrega. Para o coordenador do Denatran, muitos motociclistas acabam se arriscando devido a pressão demandada pelo serviço e a falta de conhecimento da dinâmica da profissão. Segundo ele, esses são elementos que podem levar a um aumento significativo de acidentes de trânsito.

Valenga ressaltou ainda, o aumento no uso de bicicletas, tanto nas vias urbanas, como nas rodovias, que não foram estruturadas para essa finalidade. Nesse sentido, ele orienta para a importância do ciclista usar a faixa correta das vias e fazer uso de equipamentos adequados, o que inclui roupas claras para uma melhor visibilidade.

 

Campanha Maio Amarelo

Sobre a campanha Maio Amarelo deste ano, o coordenador do Denatran, acompanhado dos coordenadores das ações, Isabela Rocha e Fábio Vargas, explicou a necessidade de sua realização, mesmo considerando o período de distanciamento social, imposto pela pandemia do novo Coronavírus. "Apesar da queda no número de veículos trafegando, temos a circulação de caminhões, ônibus, ambulâncias e  deslocamento de equipes médicas, razão que justifica a necessidade de um trabalho de conscientização".

Everaldo Valenga lembrou ainda que os hospitais estão com sua capacidade de atendimento diminuída e, em caso de atendimento a feridos em acidentes de trânsito, essa situação pode se complicar ainda mais.

Clique AQUI para assistir a palestra na íntegra.

 

Assessoria de Comunicação Social e Eventos

 

Fim do conteúdo da página