Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Docentes do campus participam de Semana Vocacional de escola do Ensino Médio

Docentes do campus participam de Semana Vocacional de escola do Ensino Médio

Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2020, 19h46 | Última atualização em Quinta, 11 de Junho de 2020, 10h27 | Acessos: 568

Docentes de cursos de graduação e de pós-graduação conversaram com alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Olynto Pereira de Castro por meio de uma plataforma virtual. Ação faz parte das atividades ligadas ao projeto IF+ ligado à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Professores que atuam nos cursos de graduação e pós-graduação realizam o projeto IF+ durante os semestres letivos. Projeto este que consiste na visitação de estudantes do Ensino Médio ao campus para conhecer de perto tudo que envolve os cursos que são oferecidos pela Instituição. Neste semestre, por conta da pandemia do novo Coronavírus, os docentes realizaram as ações ligadas ao projeto de forma online.

A ação foi realizada junto aos alunos do  Colégio Olynto Pereira de Castro - que está promovendo a Semana Vocacional - e reuniu professores dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Licenciatura em Química e Zootecnia do Campus Rio Verde. Aos estudantes, os docentes relataram suas experiências profissionais, enfatizando as perspectivas de atuação em cada área. Na oportunidade, os alunos tiraram dúvidas sobre cursos, carreira acadêmica, profissões e até mesmo, sobre ingresso no Ensino Superior da Instituição.

A apresentação do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde e sua contextualização no cenário nacional, conforme seus indicadores de qualidade, ficaram por conta do professor Adriano Jakelaitis, atual diretor de pesquisa e pós-graduação do campus. Em seguida, a professora Fernanda Farnese, pesquisadora da área de Hidráulica de Plantas, falou sobre o profissional ligado às Ciências Biológicas. Ela contou que se interessou por Biologia inspirando em sua professora do Ensino Médio. Desde então, tem se dedicado às pesquisas ligadas a área e também ao ensino. Sobre o curso oferecido no Campus ela detalhou o que se aprende e onde pode atuar o profissional formado na área.

Os estudantes também puderam tirar dúvidas sobre o curso de Engenharia Civil, com o professor Phillipe Barbosa Silva. Carga horária do curso, projetos extracurriculares, pesquisas voltadas para a área e mercado de trabalho foram temas abordados. O professor Marconi Batista Teixeira, coordenador do curso de Agronomia, falou do profissional de Agronomia do século 21, que exige uma boa formação profissional pautada na ética. O professor também citou o exemplo de egressos do curso que estão bem colocados no mercado de trabalho.

A Engenharia Ambiental foi apresentada pelo professor Édio Damásio. Ele falou dos ramos de atuação do profissional da área, a exemplo de peritos ambientais e analistas de projetos. O professor também descreveu o formato do curso que é oferecido no Campus Rio Verde. A dinâmica do mais novo curso do campus, Engenharia Química, foi mostrada pelo professor Rogério Favareto. Na ocasião, ele falou do perfil profissional e da empregabilidade.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o curso de Zootecnia. A professora Ana Paulo Gomide explicou que, em suma, as atividades ligadas ao curso são voltadas para o manejo de animais.  Já a professora do curso de Licenciatura em Química, professora Suzana Loures Marcionílio falou sobre o perfil profissional exigido pelo Conselho de Química. Também explicou que o ingresso em qualquer curso superior da Instituição se dá conforme nota no Enem.

Os professores presentes nessas ações também estão ligados aos cursos de pós-graduação da Instituição e por meio do projeto IF+ buscam integração com os estudantes da Educação Básica.

Seção de Comunicação Social e Eventos