Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Disponíveis obras sobre Comunidade Quilombola do Cedro

Disponíveis obras sobre Comunidade Quilombola do Cedro

Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 11h23 | Última atualização em Quinta, 11 de Junho de 2020, 11h24 | Acessos: 1199

O projeto Cultura Quilombola do Cedro, em uma perspectiva intercultural no ensino básico, disponibiliza, por meio da Editora IF Goiano, três obras literárias paradidáticas. Os livros estão disponíveis para leitura no Repositório Institucional.

imagem sem descrição.

As obras foram organizadas por pesquisadores que tiveram seus projetos submetidos e aprovados pelo CNPq.

Clique e acesse:

Um girassol para Tiana

A obra destina-se aos estudantes da segunda fase do Ensino Fundamental que desejam conhecer parte da história, das tradições, da cultura e dos saberes dos quilombolas remanescentes da Comunidade Quilombola do Cedro, reduto de antigos escravos. A comunidade está localizada na cidade de Mineiros e foi fundada no século XIX, antes da Abolição, pelo escravo alforriado Francisco Antônio de Moraes, conhecido como Chico Moleque. Desde a época da criação do quilombo até os dias de hoje algumas coisas mudaram, porém parte de sua cultura, tradições, valores e saberes têm sido mantidos ao longo desses anos. A maioria dos cedrinos mantém suas famílias dedicando-se à agricultura de subsistência.

Autores: Tatianne Silva Santos e Maria Núbia Dionísio

Lembranças Cedrinas: uma experiência de contação de histórias bilíngues

O livro tem como referência a memória coletiva de um grupo humano bastante definido em seus contornos. Trata-se de uma reunião de histórias contadas pelos membros da Comunidade Quilombola do Cedro.

Autores: Joana Dark Leite, Maurício Fernando Shneider Kirst e Priscila Rodrigues do Nascimento.

Diversão e Conhecimento: um resgate de brincadeiras e jogos da Comunidade Quilombola do Cedro

A proposta deste livro não é ser uma simples coletânea de jogos, brincadeiras e brinquedos. É, antes de mais nada, resgatar a tradição de um povo que faz parte de uma cultura universal que tem sido deixada à margem pela ideologia dominante.  O livro é dividido em quatro capítulos, o primeiro, “A Comunidade Quilombola do Cedro – uma trajetória de luta e resistência”, apresenta algumas informações sobre a origem e as características dos habitantes remanescentes do quilombo original; o segundo, “ Jogos e brincadeiras na escola: fim ou meio?”, aborda a manifestação cultural dos jogos e brincadeiras enquanto processo didático no ambiente escolar; o terceiro, “Explorando a cultura africana pelo brincar”, tem como objetivo principal relatar a origem africana de alguns jogos possibilitando a reflexão sobre a luta do negro diante da escravidão e, por fim, o quarto capítulo traz a descrição de jogos, brinquedos e brincadeiras praticadas na Comunidade Quilombola do Cedro nas últimas sete décadas.

Autores: Tatianne Silva Santos, Matias Noll e Leonardo Carlos de Andrade

Seção de Comunicação Social e Eventos