Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Diretor-Geral do campus é escolhido membro do Comitê de Assessoramento de Agronomia do CNPq

Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 10h09 | Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 13h04 | Acessos: 506

Professor Fabiano Guimarães foi escolhido pelo Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O CNPq tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa em todas as áreas do conhecimento. É de suma importância que as instituições de ensino e pesquisa tenham representantes no Conselho.

Como membro do Comitê de Assessoramento de Agronomia, professor Fabiano terá como atribuição analisar, julgar, selecionar e acompanhar os pedidos de projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos. Os membros dos comitês são escolhidos pelo Conselho Deliberativo com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional. São mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados de acordo com sua área de atuação e conhecimento.

Para o professor Fabiano, ter sido escolhido como membro do Comitê de Assessoramento de Agronomia tem um grande simbolismo. “O CNPq contribuiu de forma significativa para a minha formação e atuação profissional, desde a minha graduação”. Ele conta que foi bolsista de Iniciação Científica durante sua graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e, tanto no mestrado, como no doutorado, cursados na Universidade Federal de Lavras (UFLA),  foi contemplado com bolsa do CNPq. Como professor do IF Goiano, em 2012, conquistou Bolsa de Produtividade do CNPq, e em 2018, sempre em concorrência pública, teve o status desta bolsa elevado um nível na classificação das mesmas.

O atual diretor-geral do Campus Rio Verde afirma que a escolha do seu nome para membro do Comitê de Assessoramento de Agronomia, para além de ser um reconhecimento por parte do CNPq/MCT do mérito do professor/pesquisador da instituição, contribui para elevar o conceito dos Programas de Pós-Graduação da Instituição, orientando os caminhos para idealização e execução de projetos e aquisição de bolsas para estudantes. Recentemente, o Campus Rio Verde foi contemplado com 10 bolsas aos estudantes do Doutorado em Ciências Agrárias do Campus Rio Verde.

Seção de Comunicação Social e Eventos (Ascom)