Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Inclusão é assunto de debate entre os câmpus do IF Goiano

Inclusão é assunto de debate entre os câmpus do IF Goiano

Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 14h28 | Última atualização em Sábado, 05 de Dezembro de 2015, 12h35 | Acessos: 850

Coordenadores de Assistência Estudantil e do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) se reuniram na Reitoria do IF Goiano para troca de  experiências. Também presentes professores e pedagogos que desenvolvem programas e projetos ligados à área.

imagem sem descrição.

O intérprete de libras do Câmpus Posse  Diego Henrique Machado Gabriel contou aos participantes como se deu o acolhimento de um estudante portador de deficiência auditiva. Segundo ele, o aluno ingressou na Instituição em 2014 e, no início, não conseguia integrar-se com alunos ou professores. A partir da chegada dele, a unidade começou a implementar ações de inclusão, dentre as medidas adotadas, a realização de um curso de capacitação em libras, por meio do qual três alunos participaram e, desde então, começaram a se comunicar com o colega.

A integração possibilitou ainda, a participação do aluno em eventos promovidos pela Instituição, como os Jogos dos Institutos Federais (JIF), Seminário de Integração Científica e Semana Multicultural. O próximo passo é implementar no câmpus um plano de acessibilidade pedagógica, que sirva como uma espécie de "manual de acolhida" para o aluno com deficiência.

Além dos relatos de experiências de servidores da unidades, aconteceram debates sobre adaptações nas estruturas físicas e contratação de pessoal capacitado para atender exigências situacionais e legais do IF Goiano.

O objetivo do evento, promovido pela Diretoria de Assistência Estudantil da Instituição, é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nos câmpus e suscitar novas demandas, consolidar ações, institucionalizar procedimentos e, num segundo momento, diagnosticar a inclusão no IF Goiano de modo a orientar na tomada de decisões.

O Câmpus Rio Verde foi representado pelo coordenador do Napne, Leandro Garcia e pela gerente de Assistência Estudantil, Gilda Suely Oliveira.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos