Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Resultado preliminar de seleção de projetos de implantação de Lab IF Maker
Lab IF Maker

Resultado preliminar de seleção de projetos de implantação de Lab IF Maker

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 20h20 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 16h52 | Acessos: 469

Chamada visa selecionar projetos para instalação de laboratórios de prototipagem na Instituição. MEC investirá R$ 25 milhões pelos próximos dois anos para a criação desses espaços na Rede EPT. O projeto apresentado pelo Campus Rio Verde está na primeira colocação, conforme o resultado preliminar.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) divulga, por meio das pró-reitorias de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, de Extensão e de Ensino, o resultado preliminar da chamada interna para seleção de projetos de implantação de Lab IF Maker na Instituição. Esses espaços oferecerão equipamentos como impressoras 3D e kits de robótica, permitindo aos estudantes uma aprendizagem de forma mais prática, ativa e integrada às novas tecnologias.

As propostas apresentadas possuíram caráter multidisciplinar, capacidade de interagir com a comunidade e com a sociedade em geral, além de contribuir com a cultura do learnin by doing aplicado às diversas áreas do conhecimento dentro do campus onde será instalado.

Proposta do Campus Rio Verde

De acordo com o projeto apresentado pelo Campus Rio Verde, a Estação IF Lab Maker teria como objetivo geral consolidar os princípios da cultura Maker no contexto de transformação educacional, social, cultural e tecnológica partindo da renovação das práticas de ensino desenvolvidas pelos docentes nos diferentes cursos, níveis e modalidades da Instituição, a fim de difundir a cultura learning by doing por meio do ensino e da aprendizagem baseados em projetos multidisciplinares e ensino híbrido, alicerçados nas práticas e no desenvolvimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação, da perspectiva da educação 4.0 e do protagonismo do aluno.

De forma específica, o IF Lab Maker teria como atribuições:

a) Promover a formação dos servidores do Campus para o ensino e a aprendizagem a partir da cultura Maker, focalizando o ensino baseado em projetos e em pesquisas, ensino híbrido, trabalho com problemas, uso das metodologias ativas e sobre as ferramentas disponibilizadas no IF Lab Maker;

b) Utilizar os recursos do IF Lab Maker para o trabalho com projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação de modo a oportunizar aos participantes a autonomia no seu processo de aprendizagem, na sua capacidade de criação, de inovação, de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, trabalho em equipe e a busca de resolução de problemas locais e regionais;

c) Incentivar os estudantes a desenvolverem sua criatividade e elaborarem produtos inovadores, tais como criação de artefatos tecnológicos, produtos e protótipos que resultem em soluções criativas nas diferentes áreas do conhecimento de acordo com a sua inventividade, das demandas das instituições parceiras e das demandas coletadas na comunidade local.

d) Oferecer à comunidade um espaço de cocriação, inovação, construção colaborativa, oficinas e cursos envolvendo a comunidade interna do Campus Rio Verde e a participação comunitária entre empresas públicas e privadas, governo municipal e sociedade, atendendo demandas regionais no âmbito educacional na perspectiva open innovation com o fortalecimento da cultura Maker.

e) Estimular a permanência e êxito por meio do envolvimento dos estudantes em um ambiente educacional ativo com atividades que os incentive a associar os conteúdos aprendidos à realidade social concreta, a despertar o espírito empreendedor, o autocuidado, a inteligência emocional, a colaboração, o diálogo, as dificuldades de aprendizagem, a integridade acadêmica, a trabalhabilidade e a interprofissionalidade como base para a motivação e a transformação do mundo.

f) Realizar eventos e oficinas para socializar as atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação na cultura Maker e envolvendo a sociedade local, regional e nacional. Alguns exemplos desses eventos são: o "Verão Maker", o "Torneio de Robótica RV", a "Feira Brasileira de Ciências e Engenharia”, o "IF Mobilidade RV", a "Batalha Reciclatech" (anual), o evento "InovaBusiness Week Maker" (anual), a "Oficina Maker", o "Desafio Seja Amigo" (anual) e o "Maker Day".

g) Incentivar a publicação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação do IF Lab Maker em eventos e periódicos científicos, bem como criar o "Repositório de Projetos" e um e-book, compartilhando a integração e estabelecimento de parcerias e as sugestões didático-metodológicas para a realização dos projetos e atividades desenvolvidas no espaço Maker do Campus Rio Verde.

h) Prototipação de peças, sensores, dispositivos e novas tecnologias, visando a solução de problemas e demandas da sociedade e o fortalecimento da cadeia produtiva local, regional e nacional, além de aumentar a competitividade dos produtos nacionais em relação aos internacionais;

i) Desenvolvimento de aplicativos open source com aplicações mobile para a difusão e uso de novas tecnologias 4.0 que acelerem a globalização de informações em tempo real, visando a gestão inteligente, eficiente e sustentável da administração de instituições públicas, privadas e filantrópicas.

Com a previsão de investimento de R$ 25 milhões para os próximos dois anos, o edital do MEC vai atender 41 instituições de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O edital de chamada interna do IF Goiano visa obter apoio para a instalação de até três Lab IF Maker na Instituição. A divulgação do resultado final está prevista para até 25 de junho. A expectativa é que esses laboratórios estejam funcionando até dezembro deste ano.

Clique e veja o resultado preliminar

Seção de Comunicação Social e Eventos com informações da Diretoria de Comunicação Social