Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Projeto de pesquisadores do Campus Rio Verde é aprovado em edital da Mosaic Fertilizantes

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 10h10 | Última atualização em Quinta, 03 de Setembro de 2020, 16h10 | Acessos: 1281

Projeto apresentado por um grupo de pesquisadores do campus, ligados à vários programas de pós-graduação, foi aprovado no Edital da Água. A proposta é voltada para ações em prol do saneamento rural e recursos hídricos do município de Rio Verde.

O 2º Edital da Água – Mosaic Fertilizantes selecionou projetos que objetivam valorizar e incentivar práticas de gerenciamento de recursos hídricos, visando garantir a disponibilidade de água de qualidade para as gerações futuras. Intitulado "Pingo d'água: educação e saneamento ambiental rural", o projeto proposto pelo Campus Rio Verde está entre os doze selecionados em todo o país.

Participaram da elaboração da proposta, os professores Édio Damásio da Silva Júnior (coordenador do mestrado profissional em Engenharia e Sustentabilidade); Suzana Maria Loures de Oliveira Marcionilio (coordenadora do mestrado em Agroquímica); Marconi Batista Teixeira (coordenador do mestrado e doutorado em Ciências Agrárias); Andriane de Melo Rodrigues (docente do curso de Engenharia Ambiental); Lucas Peres Angelini (docente do curso de Engenharia Ambiental; Rosenilde Nogueira Paniago (professora do curso de especialização em Formação de Professores) e Dener Márcio da Silva Oliveira (docente do mestrado em Agroquímica).

De acordo com os pesquisadores, o projeto “Pingo d’água: educação e saneamento ambiental rural”  objetiva implementar saneamento ambiental, práticas de educação ambiental e recuperação de nascentes junto à Escola Municipal Rural Vale do Rio Doce, na zona rural do município de Rio Verde. A unidade, dirigida pela professora Cláudia Rodrigues Paula Ferreira, possui cerca de 400 alunos matriculados (entre Ensino Fundamental e Ensino Médio)  e 40 funcionários - apresentando condições de saneamento básico com necessidade de adequações.

O projeto pretende melhorar as condições sanitárias da escola, incluindo água e esgoto tratados, além de desenvolver ações de educação ambiental junto aos alunos e funcionários.

Além do apoio financeiro da Mosaic Fertilizantes, o projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Verde, por meio da Secretaria da Educação e Meio Ambiente e da empresa Automasol Engenharia.

Seção de Comunicação Social e Eventos