Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Rio Verde > Incubadora de Empresas será implantada no Campus Rio Verde
Início do conteúdo da página

Incubadora de Empresas será implantada no Campus Rio Verde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 18h08 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 10h59 | Acessos: 613

Membros do Comitê de Inovação, Empreendedorismo e Gestão, responsável pelo projeto de implantação da Incubadora de Empresas no Campus Rio Verde, reuniram-se com a gerente do Centro de Empreendedorismo e Inovação CEI UFG-Goiânia, professora Emília Rosângela Pires da Silva, para conhecer como o projeto funciona naquela instituição.

A reunião online faz parte das ações que antecedem o lançamento do edital de seleção de empresas que receberão orientações, a partir de iniciativas do Campus Rio Verde, para transformação de seus negócios. De acordo com a diretora de extensão da unidade,  professora Haihani Passos, que faz parte do Comitê, a previsão é de que o lançamento da incubadora aconteça até o final do mês de outubro. 

Durante encontro com Emília Rosângela, a equipe ligada à consolidação do projeto no Campus Rio Verde teve a oportunidade de conhecer o projeto da UFG e tirar dúvidas sobre o processo de implantação e o funcionamento da incubadora na instituição. Para a professora Haihani Passos, a experiência apresentada pela professora Emília, que indicou caminhos com vistas aos aos resultados, ajuda a nortear as ações do Comitê de Rio Verde.

Além dos membros do Comitê de Inovação, Empreendedorismo e Gestão do Campus Rio Verde, o diretor-geral da instituição, professor Fabiano Guimarães, também participou do encontro.

O projeto

O projeto da Incubadora de Empresas do Campus Rio Verde surgiu da ideia de aproximar a instituição do setor produtivo, visando o desenvolvimento e a consolidação de empresas da região. Em suma, a intenção é preparar as empresas para a competitividade, com base na difusão do empreendedorismo, a partir da criação de condições para que a comunidade, de uma maneira geral, e os estudantes, de forma específica, desenvolvam soluções inovadoras, resultando em empresas bem sucedidas.

Importante destacar que o IF Goiano – Campus Rio Verde tem sido destaque entre as instituições de ensino do país pelo forte trabalho desenvolvido junto às empresas e a sociedade em geral, nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão. Neste contexto, os docentes/pesquisadores da Instituição têm prospectado e executado inúmeros projetos de pesquisa junto às agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPEG, FINEP), além dos projetos e serviços de consultoria junto a grandes empresas nacionais e internacionais. Os resultados desses projetos têm se convertido em novos produtos, novas tecnologias e inovações. 

Além disso, a instituição tem aumentado a oferta de cursos em todos os níveis de ensino (técnico, superior e pós-graduação), fator diretamente relacionado ao atendimento da demanda regional, que necessita de informações técnico-científicas e tecnologias inovadoras para aperfeiçoamentos e incrementos na cadeia produtiva.

Para o desenvolvimento das atividades será utilizada uma estrutura física onde as empresas incubadas terão espaço compartilhado de trabalho (coworking), cozinha e sanitário, além de sala de reuniões. Como infraestrutura básica, as incubadas receberão mesas, cadeiras, ponto de energia elétrica para pequenos equipamentos, telefone, internet, água, esgoto, ar condicionado, etc. Eventualmente, as incubadas poderão ser instaladas diretamente nas dependências dos laboratórios do campus.

O projeto conta com investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), que investirá, inicialmente, cerca de 120 mil reais.

 

Seção de Comunicação Social e Eventos

Fim do conteúdo da página